Venâncio mantém mobilização pelo Plebiscito Popular

Olá Jornal
outubro21/ 2021

Venâncio Aires mantém um comitê local para discutir o Plebiscito Popular, formado por sindicatos e sociedade civil. O grupo divulga a campanha Primavera da Democracia, contra as propostas de privatização das empresas públicas do Rio Grande do Sul.

A campanha em defesa do Plebiscito Popular ocorre após a Assembleia Legislativa aprovar o fim da necessidade de consulta pública com a população sobre a venda de ativos públicos do Rio Grande do Sul. O plebiscito popular não tem valor legal, mas exerce pressão política e social, permitindo que milhões de pessoas expressem a sua vontade política. O grupo defende a participação do cidadão no processo de autorização ou não da venda de empresas públicas.

São três perguntas do plebiscito abertas para consulta. A primeira questiona se o cidadão é favorável à entrega dos serviços de energia, água, saneamento, saúde, transporte coletivo e correios, para empresas da iniciativa privada. A segunda pergunta, se o participante concorda com a venda do Banrisul, Corsan, Procergs, CRM, Sulgás, Eletrobrás, Banco do Brasil, Petrobras, Caixa, Trensurb e Carris. E a última pergunta é se o cidadão concorda que o governador entregue o patrimônio público sem ouvir a população.

Ações de coleta dos votos ocorrem no centro da cidade e junto às entidades sindicais. Além disso, o cidadão pode participar do Plebiscito Popular por meio do site decidimrs.com.br. Todo cidadão com 16 anos ou mais pode participar do processo de consulta. A votação iniciou no dia 16 de outubro e segue até sábado, 23.

Olá Jornal