“Venâncio Mais Fácil” é destaque do prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae

Olá Jornal
abril20/ 2022

Venâncio Aires foi o único município do Vale do Rio Pardo reconhecido nesta terça-feira, 19, durante a cerimônia da 11ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, na sede do Sistema Fecomércio RS, em Porto Alegre. Com 105 projetos inscritos de gestão e boas práticas públicas de fomento econômico, 90 deles foram habilitados e 43 premiados na etapa final. O projeto Venâncio Mais Fácil, que desburocratizou processos para abertura de empresas no município, garantiu o troféu Prefeito Empreendedor 2021/2022 ao gestor da Capital do Chimarrão, Jarbas da Rosa.

Oito categorias estavam em disputa na noite: Governança Regional e Cooperação Intermunicipal, Compras Governamentais, Desburocratização, Inovação e Sustentabilidade, Marketing Territorial e Setores Econômicos, Empreendedorismo na Escola, Sala do Empreendedor e Cidade Empreendedora. Os projetos passaram por avaliações técnicas de comissões formadas por especialistas de entidades representativas, universidades e órgãos de controle. Em cada categoria, uma cidade também recebeu destaque.

O diretor-superintendente do Sebrae RS, André Godoy, ressaltou que essa distinção é uma iniciativa do Sebrae nacional, com capítulos estaduais, consagrando projetos que se transformaram em políticas públicas ligadas ao desenvolvimento do empreendedorismo. “Nestes dois anos de pandemia, as atividades empresariais ficaram prejudicadas e os prefeitos também foram reconhecidos por medidas que ajudaram os empreendedores a atravessar esse momento”, salientou.

Jarbas da Rosa, que em seu primeiro ano de mandato concorreu ao prêmio com um programa que, na prática, dispensa de alvarás uma série de atividades de baixo risco e reduz o tempo e os processos para abertura de empresas no município, agradeceu o reconhecimento e disse se sentir o vencedor. “Na verdade é uma grande vitória de toda uma equipe que conseguiu colocar em prática esse projeto que melhora a vida do empreendedor, dos contabilistas e da população de Venâncio. Empatamos em pontuação com a cidade vencedora na nossa categoria e temos muito a comemorar por chegarmos até aqui”, resumiu o prefeito.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal