Venâncio integra e-book do Sesc/RS com receitas e memórias da Maturidade Ativa

Olá Jornal
dezembro03/ 2020

Dois e-books foram lançados recentemente pelo Sesc/RS com receitas desenvolvidas para levar mais sabor e criatividade a quem quiser diversificar o cardápio. As sugestões dos livros Artistando Sabores e Receitas com Memória foram elaboradas por participantes do Programa Maturidade Ativa, que reúne pessoas com mais de 50 anos e estimula a busca por mais saúde e bem-estar na terceira idade. 

O Receitas com Memória foi produzido por grupos de Santa Maria, Santiago e São Sepé. Já o Artistando Sabores reúne contribuições de todo o Rio Grande do Sul. Os livros não trazem apenas ingredientes e modos de preparo, mas histórias de como cada receita faz parte da memória afetiva das pessoas que as sugeriram. É uma verdadeira mistura do livro de receitas da vovó com o álbum de recordações da família. 

Enide Miguelina Teixeira e Madalena Schimuneck Paulus, de Venâncio Aires, enviaram as suas sugestões. Madalena ensina a fazer um omelete colorido, que além de bonito é muito nutritivo. Ela relata que aprendeu a cozinhar com a mãe aos nove anos e busca incorporar pelo menos um tipo de carboidrato e saladas às suas refeições. Enide tem uma sugestão para a sobremesa: bolo de banana. Ela usa as memórias dos doces feitos por sua mãe como inspiração para continuar praticando e aprimorando as receitas.

Além das duas receitas, Eva Eulina de Freitas, também de Venâncio Aires, participa do livro “Artistando Sabores” com um poema especial que fala de amizade e de como é bom recordar. Os dois livros podem ser acessados gratuitamente pelo site www.sesc-rs.com.br/acaosocial/maturidadeativa.

Olá Jornal