Venâncio entre as 100 melhores cidades para morar com mais de 60 anos

Guilherme Siebeneichler
março09/ 2017

Venâncio Aires é a 74ª cidade no país para se viver depois dos 60 anos. A informação consta em pesquisa desenvolvida pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon e da Fundação Getúlio Vargas (FGV), divulgada no último sábado, 4. A missão da pesquisa é apontar caminhos para que os brasileiros possam viver mais e melhor. O estudo foi realizado em 498 cidades organizadas em dois grupos: as grandes, representadas pelas 150 com maior população, e as pequenas, 348 municípios entre 50 mil e 100 mil habitantes.

O levantamento leva em consideração os indicadores de cuidados de saúde, bem-estar, finanças, habitação, educação e trabalho, cultura e engajamento.  Os melhores resultados para a formação do índice na Capital do Chimarrão estão ligados a habitação, especialmente na estrutura de saneamento básico (4º lugar na ranking nacional por setor). A distribuição de renda também coloca o município em vantagem com outras cidades, garantindo a terceira melhor posição no indicador em todo o país.

No total foram avaliados 498 municípios brasileiros, com o objetivo de avaliar a estrutura de apoio e o bem-estar na terceira idade. São pontos positivos para Venâncio Aires, a contribuição com a previdência, renda da população idosa, taxa de desemprego, condomínios residenciais para idosos, número de estabelecimentos de saúde com atendimento ambulatorial e a taxa de desocupação no ensino.

Como pontos negativos no levantamento estão: escolas conectadas pelo Programa Banda Larga, matrícula de idosos na educação de jovens e adultos; casamento de idosos; frequência de diversos tipos de violência e instituições de longa permanência para idosos.

Guilherme Siebeneichler