Venâncio é referência para atender vítimas de abuso sexual

Guilherme Siebeneichler
junho01/ 2016

O caso envolvendo uma jovem no Rio de Janeiro que sofreu estupro de 33 homens deixa em alerta a sociedade. Na nossa realidade também são registrados casos de violência sexual. Para isso, Venâncio Aires conta com uma rede de atendimento especializada, para garantir o sigilo das vítimas e o apoio necessária buscando a proteção de saúde e auxílio psicológico.

Na área de atuação da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), com abrangência em 13 municípios do Vale do Rio Pardo, somente os hospitais São Sebastião Mártir e o Santa Cruz são referência nos atendimentos para vítimas de violência sexual. As unidades contam com protocolos específicos de exames e medicações para diminuir os riscos de doenças. Além disso, estes municípios contam com Centro de Atendimento de Doenças Infecciosas (Cadi), que garantem acompanhamento médico aos pacientes após os primeiros exames.

Conforme a coordenadora da Cadi Venâncio Aires, Solange Sehn, a rede formada garante atendimento rápido. “O nosso hospital é a referência, inicia por lá, com a realização de exames e aplicação das primeiras doses de medicamentos. O poder público garante este tratamento especial, só não tem auxílio quem não procura.”

ABORDAGEM

Todos os casos que envolvem violência sexual passam pela Profilaxia da Exposição Sexual (PEP Sexual). O procedimento integra a política de prevenção da transmissão do HIV, centrada na redução de vulnerabilidades e risco, combate ao estigma e preconceito, adoção de práticas seguras e emprego de terapia antirretroviral. Este é realizado por 30 dias.

Entretanto, o tratamento precisa ser realizado em até 72 horas após ato de violência ser cometido. “Esta é uma recomendação do Ministério da Saúde. Quando se fala de doenças sexualmente transmissíveis, a cada hora que passa a chance de contaminação é maior,” explica Solange.

REGISTRO POLICIAL

O HSSM recebe os casos de violência e realiza os exames e aplicações de medicamentos. Após este procedimento é solicitado que a vitima faça o registra de ocorrência na Delegacia de Polícia. Em casos específicos a autoridade policial poderá solicitar exame corporal que é realizado na Instituto Médico Legal (IML) de Santa Cruz do Sul.

NÚMEROS

Conforme o enfermeiro do Serviço de Controle de Infecções Hospitalares, Gerson Ulsenheimer, responsável por estes procedimentos na casa de saúde do município, neste ano foram registrados três casos de violência sexual em Venâncio Aires. Ao longo do ano passado um caso do tipo foi registrado. “Nosso hospital atende principal pessoas que sofreram algum tipo de violência sexual em Venâncio e também na micro-região como Vale Verde, Passo do Sobrado e Mato Leitão. Quando o registro é com menor de idade fazemos a comunicação do fato ao Conselho Tutelar,” salienta.

Crédito da foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Guilherme Siebeneichler