Venâncio é o primeiro município gaúcho a assinar Protocolo para Agenda 21

Janine Niedermeyer
maio09/ 2017

Um momento histórico nesta manhã, 9, colocou Venâncio Aires em destaque no cenário estadual. A assinatura do protocolo de cooperação técnica e difusão de tecnologias entre o Instituto Gaúcho de Sustentabilidade (IGS) e a Prefeitura, ocorreu na Sala de Reuniões do Gabinete e firmou o empenho do Governo Giovane e Celso com as questões ambientais e sociais para o futuro de Venâncio Aires.

O presidente do IGS, Volnei Corrêa, lembrou as primeiras vezes em que conversou com o prefeito Giovane Wickert, ainda na campanha eleitoral de 2016, em que debateram a possibilidade de formalizar uma parceria para trabalhar por uma Venâncio Aires mais sustentável e preocupada com o futuro.

“O Protocolo tem um significado muito importante para o Instituto principalmente porque é a primeira cidade gaúcha que busca realizar as ações para a Agenda 21. A Agenda é na verdade um esclarecimento para a sociedade dos grandes problemas e das facilidades que podemos fazer para melhorar os ambientes e as cidades que vivemos”.

O empresário Tainan Caballero, cofundador da empresa NEW-E, ressaltou a necessidade do protagonismo das entidades e dos entes públicos para que se possam desenvolver as cidades. “Precisamos trabalhar e interagir entre as empresas e os órgãos públicos. É muito importante este passo de Venâncio Aires que forma o tripé entre governo, instituição não governamental e empresariado em busca de crescimento e sustentabilidade. Venâncio Aires tem muita vocação para desenvolvimento de tecnologia e novos empreendimentos”, destacou Caballero.

Na mesma linha o vice-prefeito lembrou a importância da conscientização ambiental da sociedade em pro de um futuro melhor. Celso Krämer destacou que as pessoas precisam se engajar na busca de uma solução para as demandas de ordem sustentável, principalmente para o lixo”, disse ao lembrar que o passar dos anos aumento e muito a quantidade de lixo produzido diariamente por cada pessoa no mundo.

Antes de assinar o Protocolo, o prefeito Giovane Wickert falou da honra em poder ser o primeiro prefeito gaúcho a assinar o documento. O Gestor da Capital Nacional do Chimarrão destacou o trabalho de todos os demais prefeitos que fizeram parte dos 126 anos de Venâncio Aires, sempre em busca de fazer uma cidade melhor.

Wickert enalteceu o trabalho da equipe da Prefeitura e a interação dos setores que possibilitaram com que o município chegasse ao patamar de ser a primeira cidade assinar o Protocolo técnico.

“Nosso município se torna neste dia um case de sustentabilidade com equilíbrio entre a questão ambiental e o empreendedorismo. Essa assinatura representa também esta busca de mecanismos para melhorar a situação da nossa cidade e o IGS se junta a nossa Venâncio Aires para unir todas estas pontas e mobilizar o trabalho de todos nós”, destacou Wickert.

O protocolo foi assinado com a presença de secretários municipais, vereadores e lideranças da comunidade.

Fonte e Foto: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing da Prefeitura de Venâncio Aires

Janine Niedermeyer