Venâncio dá pontapé inicial em programa inovador ‘Biodigestores nas Escolas’

Olá Jornal
junho05/ 2020

Nesta sexta-feira, 5, servidores das Secretarias de Meio Ambiente, Educação e Vigilância Sanitária, visitaram quatro escolas para apresentar o programa “Biodigestores nas Escolas” e definir os locais onde serão feitas as instalações dos sistemas. No total, serão 23 escolas municipais contempladas, as quais receberão visitas para análise dos espaços nas próximas semanas, ao longo dos meses de junho e julho.

Nesta sexta-feira foram visitados os educandários Coronel Thomaz Pereira, em Taquari Mirim; Bento Gonçalves da Silva, de Estância São José; Dois Irmãos, do Bairro Aviação; e a EMEI Infância Feliz, do Bairro Santa Tecla.

O programa “Biodigestores nas Escolas” está sendo viabilizado com recursos e orientação do Ministério do Meio Ambiente. Trata-se de um programa inovador, que tem por objetivo promover a educação ambiental e o adequado gerenciamento dos resíduos produzidos nas escolas, por meio de ações práticas e contínuas do cotidiano.

Biodigestores são equipamentos que realizam a transformação de resíduos orgânicos em gás e fertilizante. Após a inserção de sobras de alimentos (cascas, frutas, arroz, feijão, carne, gordura…) no biodigestor, inicia-se um processo de degradação da matéria orgânica, por bactérias anaeróbias, como produtos desta degradação são obtidos biogás e fertilizante líquido. Desta forma, a partir do reaproveitamento dos resíduos orgânicos, será possível obter um combustível sustentável para cozinhar e um biofertilizante para adubar hortas, pomares e floreiras. Além dos benefícios que envolvem a destinação ambientalmente adequada dos resíduos orgânicos e do aproveitamento dos subprodutos obtidos, a implantação dos sistemas de biodigestão será uma nova ferramenta de aprendizagem prática, envolvendo diversas disciplinas como biologia, química, matemática, português, entre outras.

A Fiscal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Coordenadora Técnica do Programa, Carin Gomes, destaca que “é nosso dever formar cidadãos críticos, conscientes e ativos, criando condições para que saibam reconhecer as problemáticas ambientais envolvidas em suas atividades diárias e, através disso, descobrir perspectivas de soluções e mudanças através do conhecimento multidisciplinar e espírito comunitário”.

O cronograma de instalação dos sistemas dependerá do retorno das aulas presenciais, que se encontram paralisadas em razão da pandemia.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal