Venâncio busca recursos para programa de incentivo à irrigação e armazenamento de água

Olá Jornal
fevereiro10/ 2021

Medidas mais eficazes e duradouras estão em discussão para combater os períodos de estiagem em Venâncio Aires. A criação de uma política pública é o caminho apontado pela Administração Municipal e entidades de assistência técnica agrícola. O objetivo é estimular a construção de microaçudes, poços e cisternas, especialmente no perímetro rural. O plano inicial é de buscar recursos federais, para criar o projeto contemplando os pequenos produtores.

A Emater/Ascar no estado tem mapeado as necessidades em propriedades para controle da estiagem. Em Venâncio Aires o escritório local já identificou a necessidade de 24 microaçudes ou cisternas, em propriedades. Os produtores, segundo o chefe do escritório local, engenheiro agrônomo, Vicente Fin, já têm demonstração de interesse. “São propriedades na cidade que sofrem anualmente com a falta de água. A criação de políticas públicas específicas para amenizar a situação é fundamental, na proteção da produção, consumo de animais e melhorias no cultivo.” explica.

A criação de sistemas de irrigação das lavouras também passa pela análise da empresa de extensão rural. “A irrigação das lavouras garante produtividade, mas necessita de fonte de água ou de armazenamento bem projetada. Precisamos garantir nas propriedades formas de reserva d’água e manutenção das atividades, mesmo em períodos de seca,” destaca Fin.

CAPTAÇÃO
Para o prefeito de Venâncio, Jarbas da Rosa (PDT), a criação de uma política pública para a proteção dos agricultores é o caminho para evitar perdas durante a estiagem. “Este é um projeto de muitas mãos. Envolve tanto a Secretaria de Desenvolvimento Rural quanto a Secretaria de Desenvolvimento Social. A ocorrência de períodos de seca está mais frequente e precisamos pensar em ações de forma ampla.”

VERBAS
A busca por recursos para implantar projetos de armazenamento e irrigação está sob responsabilidade da Central de Projetos. Segundo a coordenadora do setor, Deizimara Souza, a proposta atual é de garantir recursos com o objetivo de estruturar um programa local de proteção hídrica. “Queremos captar recursos junto ao Governo Federal, seja por emendas ou programas de ministérios. A partir disso vamos desenhar formas de alcançar os nossos produtores que sofrem com abastecimento em períodos de estiagem.”

Segundo Deizimara, a medida busca garantir além do armazenamento, novas fontes de abastecimento. “Estamos mapeando pontos, especialmente da área serrana, que enfrentam problemas na fonte de abastecimento. Nesta região, além de cisternas e microaçudes, será necessário pensar na abertura de poços,” explica.

NOVA ESTRUTURA
Venâncio Aires foi contemplado com R$ 70 mil do Governo Estadual para abertura de poço na localidade de Cerro dos Bois. O Município será responsável por licitar a obra de perfuração e compra dos equipamentos. O investimento deve contemplar 100 famílias. O valor foi destinado por meio de programa da Secretaria Estadual de Obras, Habitação e Saneamento.

Olá Jornal