Venâncio busca instalação de um 2º Centro Respiratório

Olá Jornal
fevereiro19/ 2021

O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, articula a instalação de um segundo Centro de Atendimento Respiratório (CAR) para a próxima semana. Com atual sistema superlotado, a nova estrutura daria um respiro no suporte de atendimento.

A ideia é instalar o novo CAR junto à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Cruzeiro, nos moldes da atual estrutura do bairro Gressler. A implantação, no entanto, depende do desafio de contratar um novo médico.

“Hoje todo o sistema no estado está em colapso, não há profissionais. Estou há 38 dias na imprensa alertando que não tem médico. Não tenho no posto e ainda preciso emprestar para hospital e para a UPA. Não é questão mais de vontade, mas é o colapso do sistema”, avalia.

A contratação de um médico para o novo CAR está a cargo do Hospital São Sebastião Mártir que negocia a vinda de um novo profissional.  

LEITOS

Apesar de leitos clínicos e de UTI ocupados para além da capacidade, a instalação de um hospital de campanha também não é possível, segundo o prefeito, devido à falta de profissionais. “Não é viável pois para um hospital de campanha precisaríamos de quatro médicos, oito enfermeiros e 16 técnicos em enfermagem. O problema não é dinheiro mas é falta de pessoal. Não adianta ter dinheiro e boa vontade e não ter pessoas”, afirma o prefeito que também responde pela secretaria de saúde.

Rosa adianta que alguns profissionais que estavam de férias foram chamados de volta e devem atuar na rede já na próxima semana, mas mesmo assim, não será suficiente. Segundo o prefeito, o município manterá o foco no diagnóstico precoce, no aumento de médicos e na orientação da população.

Venâncio seguirá a mesma linha de ações do estado, acompanhando o decreto estadual. Além disso, haverá aumento da fiscalização,  reforço na conscientização do uso de máscaras, do distanciamento e do uso de álcool gel.

Olá Jornal