Venâncio ao comemorar 130 anos mostra seu potencial de desenvolvimento

Olá Jornal
maio05/ 2021

Que Venâncio Aires é a Capital do Chimarrão e uma das maiores cidades produtoras de tabaco, todos sabem. Por aqui passam riquezas importantes para o Estado, colocando a cidade entre os 10 municípios exportadores gaúchos, liderando rankings de emprego no território estadual ou em destaque como o segundo maior município em número de abates de bovinos. A cidade, que completa 130 anos em 2021, garante atenção também em coisas pouco habituais para os seus moradores, como ser a campeã de produção de abacates no Rio Grande do Sul, ou o segundo município em número de pequenas propriedades rurais da América Latina. Nesta quarta-feira, 05, o Olá Jornal abre uma série de reportagens para discutir potencialidades e os rumos do desenvolvimento da cidade para os próximos anos.

Estas informações mostram o tamanho da cidade e o seu potencial de crescimento ao longo da sua história. Um legado iniciado às margens do Rio Taquari e na região de Linha Brasil, com a chegada dos primeiros colonizadores. É pela lavoura que a cidade cresceu, e por esta mesma terra, que Venâncio Aires se mantém em cenário de destaque tanto econômico quanto social.

Conforme o Diretor de Extensão e Relações Comunitárias da Universidade de Santa Cruz do Sul, Angelo Hoff, o crescimento de Venâncio Aires reforça o seu potencial de liderança no desenvolvimento regional. “Venâncio é uma cidade pólo na região em função do tabaco, destaque no setor metalmecânico e há uma área promissora que é a produção de proteína animal e vegetal. Venâncio é um eixo importante para o desenvolvimento de toda região, possui histórico de desenvolvimento tanto econômico como social.”

Hoff afirma que o município desenha um novo marco para o seu crescimento, com a implantação do Centro Vocacional Tecnológico da Proteína (CVT). “Para universidade é o segundo município em número de alunos, vários são os projetos desenvolvidos em parceria com a instituição. Temos em vista projetos importantes como o Centro Vocacional da Proteína que irá ajudar no desenvolvimento de outras áreas para a diversificação da sua economia,” destaca.

DESAFIOS
Os desafios são muitos para qualquer município, principalmente frente ao aumento das demandas de atendimento à população que vive o dia a dia de sua cidade. Para o subcoordenador dos cursos de Ciências Econômicas e Relações Internacionais da Unisc, Sílvio Arend, a gestão pública municipal de maneira geral enfrenta diferentes situações, aumentadas ainda mais a partir de 2020 por conta da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

No entanto, mesmo com adversidades, é essencial que os municípios promovam ações voltadas à integralidade de quem nele vive. “É fundamental pensar na razão essencial de ser do município, que é promover a qualidade de vida da população, não somente no aspecto econômico, mas, principalmente, de saúde, educacional, social e ambiental. Criar um ambiente em que o município se destaque nestes aspectos é também um fator de atração de pessoas e de investimentos”, afirma.

Olá Jornal