Venâncio Aires vai ganhar Semana da Juventude e Sucessão Rural e da Diversificação

Olá Jornal
julho21/ 2022

No último 15 de julho foi celebrado o Dia da Juventude Rural. Tema importante no setor primário, a permanência do jovem no campo, pauta projetos e ações governamentais. Nesta quarta-feira, 20, a Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, aprovou projeto de lei que institui na cidade a Semana da Juventude e Sucessão Rural e da Diversificação de Culturas.

O projeto tem autoria do vereador André Kaufmann (PTB), e busca promover na semana do dia 15 de julho, de forma anual, ações, medidas de mobilização e eventos, para estimular os jovens agricultores no intercâmbio de técnicas e troca de conhecimentos sobre a agricultura familiar. Pelo texto da lei, as medidas são voltadas para pessoas ligadas à agricultura familiar, que tenham entre 15 e 29 anos, conforme estabelecido pelo Estatuto da Juventude e pela Lei da Agricultura Familiar. 

A proposta também busca garantir a implantação de duas ou mais atividades agrícolas ou de pecuária, na mesma propriedade rural. Se aprovada a legislação, a Semana Municipal da Juventude e Sucessão Rural e da Diversificação de Culturas fica incluída no calendário oficial de eventos do Município. 

“O foco dessa proposição é incentivar a sucessão familiar no campo, despertar nos jovens o gosto para permanecer na agricultura, mostrar que eles têm a oportunidade de ser o próprio chefe. Acreditamos que não é uma questão de querer fixar o jovem no campo, mas sim de mostrar para eles todas as oportunidades que o campo oferece, que podem ser tão atrativas quanto as oportunidades na cidade,” justifica Kaufmann no texto do projeto de lei.

FOTO: Fernanda Bergmann/AI CMVA

Olá Jornal