Venâncio Aires terá dias para descarte de lixo de grande volume

Olá Jornal
setembro18/ 2019

A Prefeitura de Venâncio Aires trabalha na elaboração de projeto que garantirá o recolhimento adequado de resíduos de grande volume. É o caso de sofás, geladeiras, camas e colchões que acabam sendo descartados ao lado dos contêineres e não possuem recolhimento no roteiro dos caminhões de lixo. O assunto é pautado com a Cooperativa de Catadores dos Vales do Taquari e Rio Pardo, que desde a semana passada faz o gerenciamento da Usina de Triagem de Lixo, em Linha Estrela.

A proposta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente é avaliada para eliminar o problema de descarte destes itens de forma inadequada. O projeto deve ser chamado de “Bota Fora”, que terá roteiros e dias específicos ao longo do mês para realizar este tipo de recolhimento. Segundo o secretário da Semma, Clóvis Schwertner (PSB), o assunto vem sendo discutido com a cooperativa para garantir o descarte adequado.

“Hoje o poder público não realiza este tipo de recolhimento de forma rotineira. A cooperativa demonstrou interesse e vamos organizar o projeto para ser realizado nos próximos meses. A entidade fará o recolhimento nas ruas e garantirá a desmontagem e o descarte de forma correta,” explica.

Conforme o gestor, atualmente o município não possui área específica para descartar estes materiais de grande volume. “A maior parte destes materiais acaba sendo recolhida por catadores. Em outros casos a secretaria realiza a retirada, porém, a população não deve descartar este tipo de material no passeio urbano,” destaca.

INICIATIVA
O projeto “Bota Fora” contemplará inicialmente a área urbana do município. Um mapa dividindo a cidade por áreas de coleta será divulgado pelos meios de comunicação para informar os moradores sobre roteiros e locais de descarte dos materiais. A proposta é de contemplar todos os bairros uma vez por mês.

“Temos uma demanda para este tipo de resíduo de maior volume, mas não possuímos local para descarte. A cooperativa será responsável por fazer o recolhimento, a desmontagem e o encaminhamento para descarte adequado,” explica Schwertner.

LEGISLAÇÃO
No Código de Posturas e Meio Ambiente de Venâncio Aires é vedada, sujeito a multa, o depósito de materiais ou resíduos em vias ou logradouros públicos e que possam prejudicar a passagem de pedestres, ou comprometer o passeio público.

Olá Jornal