Venâncio Aires registra crescimento de 54,2% nos casos de Dengue em uma semana

Olá Jornal
maio04/ 2022

Venâncio Aires confirmou até 02 de maio 182 casos positivos de Dengue, segundo boletim divulgado pelo setor de Vigilância Epidemiológica do município. Em uma semana, o aumento de casos foi de 54,2%. Até essa segunda-feira, três pacientes positivos para a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, estavam internados no Hospital São Sebastião Mártir. Atualmente 227 pessoas aguardavam resultados de exames para confirmar, ou não, a doença. Outros 14 casos foram negativos.

Na região, cidades como Lajeado e Santa Cruz do Sul decretaram situação de emergência por conta da Dengue. Venâncio Aires aguarda para os próximos dias o recebimento de um lote de testes rápidos para diagnóstico da doença.

Em meio a um surto de dengue, o Brasil registrou um aumento de 113,7% nos casos prováveis da doença até abril deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo boletim do Ministério da Saúde, divulgado nesta segunda-feira, 02, foram 542.038 casos prováveis, entre a primeira e a décima sexta semana epidemiológica, período compreendido entre 2 de janeiro e 23 de abril de 2022. Esse número já é praticamente o mesmo que foi registrado em todo o ano de 2021, quando foram contabilizados 544 mil casos prováveis de dengue.

A doença, causada por um vírus, é transmitida pela picada do mosquito. Os principais sintomas são febre alta, erupções cutâneas e dores musculares e nas articulações. Nas formas mais graves, a dengue pode causar hemorragia interna em órgãos e tecidos, e levar à morte.

Olá Jornal