Venâncio Aires registra, ao longo de 2021, 60 casos de dengue

Guilherme Siebeneichler
janeiro03/ 2022

Segundo dados da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (13CRS), Venâncio Aires registrou ao longo de 2021, 60 casos de dengue. O número é menor do que o registrado ao longo de 2020, quando foram 168 positivos para a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Na região foram registrados 4.697 casos positivos da doença ao longo do ano, mais de 4,5 mil só em Santa Cruz do Sul.

O especialista em saúde da 13ª CRS, Luis Casseres, destaca a importância de manter os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes, especialmente no verão. “Entramos em um período mais crítico, especialmente por conta da estiagem. É preciso todos os cuidados para evitar água acumulada, uma vez que a reprodução do mosquito é rápida, e ocorre em pequenos recipientes.”

Com a vizinha Santa Cruz liderando casos da doença, com transmissão local (autóctone), a tendência é de aumento dos casos entre os meses de janeiro e abril. Em Venâncio Aires, segundo Casseres, os registros de casos ocorrem na área central. “A prevalência vale para os bairros Centro, Coronel Brito e Gressler,” afirma.

Além do acúmulo de água, a coordenadoria de saúde alerta para a importância do tratamento adequado de piscinas e plantas. “Em Venâncio há registros de proliferação das larvas em piscinas, sem o tratamento adequado. É fundamental manter o tratamento destes espaços, para evitar proliferação do mosquito. O mesmo vale para bromélias, que acumulam água, mas precisam de cuidados,” explica Casseres.

ZIKA
Pela primeira vez a região registrou casos de Zika vírus. A doença também é transmitida pelo mosquito Aedes. Em Santa Cruz do Sul foram notificados 06 casos da doença. Na região não foram identificados casos de Chikungunya.

Guilherme Siebeneichler