Venâncio Aires receberá 2.695 novas doses de vacinas contra a Covid-19 nesta sexta-feira

Olá Jornal
abril15/ 2021

A Capital do Chimarrão recebe nesta sexta-feira, 16, 2.695 doses de vacinas contra a Covid-19 na 13ª remessa de imunizantes. Segundo a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (13ª CRS), são 1.040 doses da vacina Coronavac/Butantan e outras 1.655 unidades da Astrazeneca/Fiocruz. Pelo cronograma, os frascos da Coronavac serão direcionados para realizar a 2ª dose de pessoas imunizadas com a primeira vacina na 9ª remessa. Já das vacinas Astrazeneca serão 220 para a 2ª dose em pessoas que receberam imunizantes da 2ª remessa, outras 680 doses para continuação da vacinação em pessoas a partir dos 63 anos. Além disso, o município recebe 755 doses para ampliar a faixa de idade a partir dos 62 anos.

Para a região nesta 13ª remessa de vacinas foram direcionadas 13.645 unidades.

A nova remessa de 441.550 doses de vacinas contra a Covid-19 chega ao Rio Grande do Sul na manhã desta sexta-feira. São no total 173,8 mil da Coronavac, do Instituto Butantan, e 267.750 da AstraZeneca, da Fiocruz. O grupo a ser vacinado com essas doses será composto de pessoas que recebem segunda dose e idosos de 63 e 62 anos (confira detalhamento abaixo).

A população-alvo deste novo lote que chegará ao Estado foi pactuada em reunião entre Secretaria da Saúde (SES) e Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS), durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

Entre os grupos prioritários já imunizados ou se vacinando estão trabalhadores da saúde, idosos, pessoas com deficiência institucionalizadas ou acamadas, povos indígenas, povos e comunidades tradicionais e forças de salvamento e segurança. Quando for finalizada a vacinação dos idosos, começa a de pessoas com alguma comorbidade (obesidade, hipertensão, cardiopatias, diabetes e outras).

Assim que chegarem ao Estado, as vacinas serão levadas à Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), na capital. Lá, serão separadas e, em seguida, entregues às 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) em até 48 horas, com apoio logístico da Brigada Militar e da Polícia Civil.

Como será a aplicação de doses do lote que chega na sexta-feira (16/4):

• segunda aplicação de Coronavac de 65% das pessoas que se vacinaram com a remessa recebida em 20 de março (28 dias após a primeira aplicação – as doses para os demais 35% já haviam sido distribuídos na remessa anterior);

• segunda aplicação de AstraZeneca de 50% das pessoas que se vacinaram com a remessa recebida em 24 de janeiro (12 semanas após a primeira aplicação);

• completar a vacinação dos idosos de 63 anos (completar 100%);

• avançar a vacinação da faixa etária de 90% da população com 62 anos.

Com informações do Governo do RS

Olá Jornal