Venâncio Aires recebe o fogo simbólico e abre programação da Semana da Pátria

Olá Jornal
agosto20/ 2018

O tempo frio e a chuva desta manhã, 20, não tirou o brilho da chegada do Fogo Simbólico da Semana da Pátria no Município. Prevista para acontecer na Praça Henrique Bender, a solenidade aconteceu no Ginásio da APAE e reuniu lideranças, autoridades militares e alunos em uma manhã de civismo e de cultura de paz.

O fogo chegou no carro da Guarda Nacional e foi conduzido ao Ginásio pelo Sargento Nunes e entregue ao Primeiro Tenente do Corpo de Bombeiros de Venâncio Aires Luis Eduardo Silva Dutra que fez a entrega oficial da centelha ao Prefeito Giovane Wickert. Após o acendimento da pira, os presentes no evento foram convidados a refletir sobre o tema da Semana da Pátria neste ano no Município “Vamos promover a paz?!”.

A Secretária de Educação Joice Gassen, responsável pelas programações alusivas ao 7 de Setembro, destacou a importância da união e de todos atuarem em favor de auxiliar o próximo promovendo assim uma sociedade mais justa. O Sargento Nunes endossou as palavras da Secretária e destacou a emoção de entregar a chama da Pátria em Venâncio Aires em um ato importante de demonstração de respeito e amor pelo País.

A cerimônia contou ainda com discurso da Presidente da Câmara de Vereadores, Sandra Helena Wagner e do Prefeito, que ressaltou a importância dos trabalhos feitos alusivos ao 7 de Setembro para que se mantenha o amor, o respeito e a admiração pelo Brasil. Wickert ainda falou sobre o tema municipal que busca este pensamento coletivo em busca da paz, da cultura da paz. “Hoje, mais do que nunca, precisamos termos mais compaixão uns com os outros e promovermos atitudes que busquem uma convivência mais harmoniosa. Atualmente, as pessoas acabaram por esquecer de olhar mais para o próximo, de auxiliarmos mais o próximo. É importante este momento de civismo para exaltarmos mais a nossa Pátria e a nossa união como comunidade e vivermos de fato em comunidade”.

CONCURSO DESENHOS

Depois da solenidade e das apresentações artísticas, a Secretaria de Educação anunciou os vencedores do concurso de desenho em torno do tema da paz. Na Categoria Educação infantil até 2º ano do ensino fundamental a vencedora foi Luiza Ferreira de Macedo do Colégio Professor José de Oliveira Castilhos, com 68,4% dos votos. Na Categoria 3º a 5º ano do ensino fundamental a aluna Amanda Pereira, também do Colégio Professor José de Oliveira Castilhos levou o concurso com 68,2% dos votos.

A Categoria 6º a 9º ano do ensino fundamental teve Jennifer Vitória Castro Ferreira da Escola Estadual de Ensino Médio Wolfram Metzler, como vencedora com 75,4% dos votos.Já a Categoria Ensino Médio e adulto foi conquistada por Ana Carolina Bienert, também da Escola Estadual de Ensino Médio Wolfram Metzler, com 96,9% dos votos. A votação foi popular através do site da Prefeitura.

A abertura da Semana da Pátria da Capital do Chimarrão ocorrerá no dia 3 de setembro, às 9h, na Travessa São Sebastião Mártir.

CRÉDITO: AI PMVA

FOTO:  LUANA XAVIER

Olá Jornal