Venâncio Aires recebe lideranças nacionais para a Abertura Estadual da Colheita do Tabaco

Guilherme Siebeneichler
outubro26/ 2017

Venâncio Aires sedia amanhã, 27, a 1ª edição da Abertura da Colheita do Tabaco, evento organizado pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura, Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Farsul e Fetag.

A solenidade contará com a presença do Governador José Ivo Sartori, do Ministro do Trabalho Ronaldo Nogueira e de uma grande comitiva de Deputados Federais, Estaduais e Presidentes de entidades, Prefeitos e Secretários. Marcado para as 15h o ato ocorrerá na propriedade do produtor Antônio Alcir Coutinho (Estância Nova, km 64 da RS-287), a partir das 15 horas.

Para o Prefeito Giovane Wickert a Abertura da Colheita do Tabaco é muito representativa para o Município e para todas as cidades envolvidas com a economia gerada por esta cultura, que é responsável por quase R$14 bilhões de impostos arrecadados anualmente no Brasil. “Este momento é mais do que celebrar o início da colheita, é de pontuar e reafirmar o que o Tabaco representa para os nossos produtores, nossos empresários e para toda a sociedade que de uma forma ou outra está ligada à produção e ao beneficiamento”.

Wickert destaca também que a primeira edição do evento promovido especialmente para o carro chefe do interior será um marco para a cidade. “Estamos todos envolvidos e ansiosos com a Abertura Oficial da Colheita que fará com que todos os gaúchos e brasileiros voltem seus olhos para a importância da cultura do tabaco, que hoje gera renda, dignidade e crescimento ao homem do campo, atualmente em torno de 600 mil pessoas estão envolvidas com a cultura nos municípios da Região Sul”.

Venâncio Aires é um dos maiores produtores do Brasil e de acordo com o Vice-Prefeito Celso Krämer que também é produtor de tabaco, a cultura está enraizada em toda a comunidade. “Somos uma cidade que se orgulha do trabalhador que cultiva, do homem do campo que colhe e seca a folha que depois é beneficiada e grande parte exportada para dezenas de ouros países colocando assim o Brasil como o maior exportador do Tabaco em folha do mundo. Mas este nosso produtor não vive apenas da cultura do tabaco, ele gerencia sua pequena propriedade investindo em diversificação no campo e aumentando a renda da família aplicando tecnologia e novos conhecimentos nas suas produções”.

O Governador deverá chegar um pouco antes da Abertura da Colheita de helicóptero. O pouso está pré-agendado para ocorrer no Estádio Edmundo Feix do Guarani e de lá ele seguirá de carro oficial acompanhado pelo Prefeito até a localidade.

Guilherme Siebeneichler