Venâncio Aires recebe estantes literárias para escolas do interior

Guilherme Siebeneichler
junho22/ 2017

Cinco escolas do interior do município de Venâncio Aires receberem as estantes literárias recheadas de materiais , com cartilhas e 100 livros.  As escolas contempladas foram   duas escolas do estado e três da rede municipal, E.E.E.M Sebastião Jubal Junqueira, E.E.E.F Cristiano Bencke, E.M.E.F João Cândido de Moura, E.M.E.f Nossa Senhora de Fátima e E.M.E.F Dom Pedro II. Os critério adotado foi contemplar algumas escolas do interior.

Durante a tarde de quinta feira, 22, professores dos anos iniciais e educação infantil que se inscrever previamente e conseguiram  uma vaga, tiveram uma capacitação com a Maria Eunice Garrido Barbieri, conhecida como Marô Barbieri. Ela é  escritora, professora e contadora de histórias natural da cidade de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. Tem Licenciatura Plena em Letras pela PUCRS. As estantes recebidas pelas escolas são compostas por um baú e dentro dele encontram-se os 50 melhores autores da literatura infantil.  O projeto foi idealizado pela empresa VR Projetos e Cultura com o patrocínio da empresa Alliance One que tem sede em Venâncio Aires.

Essas estantes foram disponibilizados através da lei de incentivo a cultura. O idealizador do movimento IR do Bem, Renato Paixão, comenta que o imposto de renda pode ser melhor aproveitado pelas pessoas físicas e jurídicas. “O Rio Grande do Sul poderia usar aproximadamente 360 milhões de reais e usa no máximo 30 milhões desses impostos revertidos para a lei de incentivo à cultura”, disse Paixão.

Além disso, Renato Paixão explicou o funcionamento do aplicativo IR do Bem, no qual o cidadão pode calcular o quanto que pode destinar à cultura.  “ Mais ou menos 93% da população desconhece essa lei, e a forma de destinar o imposto corretamente”, finalizou Paixão.

A responsável pela Comunicação e responsabilidade Social da empresa Alliance One Daiane Aguirres, destaca que o a empresa acredita que a educação é a base de tudo, e que a figura do professor é muito importante na infância. “Temos muitos funcionários que são do interior do município, e eles tem filhos, por isso nos preocupamos muito com a educação dessas crianças” destacou Daiane.

A coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação do município, Alice Theis, destaca que a maior contribuição que a escola pode dar aos alunos é desenvolver o gosto pela leitura e ampliar o conhecimento e com isso desenvolver a imaginação.

Segundo Alice, a criação de leitores é uma ação social pedagógica, do qual o indivíduo consegue desenvolver a capacidade de aprender em qualquer ambiente que se encontrar. “ Iniciativas como essa, são sempre muito bem vindas. Elas proporcionam às escolas um enriquecimento no acervo, acervo este que é indispensável para favorecer a aprendizagem”, salientou a coordenadora pedagógica.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing

Guilherme Siebeneichler