Venâncio Aires quer ser o elo de ligação entre os Vales

Guilherme Siebeneichler
julho08/ 2017

Nos primeiros dias de governo o prefeito Giovane Wickert (PSB) traçou como meta buscar o papel de destaque do município de Venâncio Aires como centro regional. Fazendo divisa com Santa Cruz do Sul e Lajeado, as terras venâncio-airenses poderão se destacar como o elo de desenvolvimento. Pelo menos essa é a ideia do gestor. O primeiro passo foi dado, e por ironia do destino, foi a Penitenciária Estadual que uniu os prefeitos das três maiores cidades da nossa região.

A regionalização é o caminho encontrado para evitar a vinda de presos da região metropolitana e ampliar as ações de segurança. Para isso, a Capital do Chimarrão tem sido o núcleo forte entre as duas cidades e poderá se destacar pelo diálogo aberto e pronto para expandir. Com áreas disponíveis e vontade de ouvir todos os lados, o setor da segurança foi a porta para ampliar as conversas com os prefeitos de Santa Cruz, Telmo Kirst (PP), e de Lajeado, Marcelo Caumo (PP).

A criação de uma Vara de Execuções Criminais Regional é o caminho, apontado pelas lideranças políticas e representantes do Judiciário, para desafogar presídios menores e evitar a presença de lideranças do crime organizado nas cidades. A proposta já está em análise na Assembleia Legislativa. Para Wickert, o movimento foi inédito e demostra um novo momento. “É hora de evitar as individualidades e melhorar as relações. Vamos romper muros e começamos com o presídio que precisa de força em todos os sentidos para ter soluções. A união dos prefeitos é fundamental.”

Durante a audiência no Fórum de Venâncio, Caumo destaca que a crise na segurança precisa unificar os gestores. “O momento exige isso, estamos vendo a violência aumentar. Esse é o primeiro passo para outros que poderão ser dados com a união dos prefeitos,” destaca.

OUTRAS FRENTES
A área da saúde também deve render frutos em âmbito regional, dando papel de destaque para Venâncio. Por meio do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), a compra de medicamentos poderá ser feita de forma conjunta pelas cidades que compõem o grupo. “Essa é mais uma mostra de que precisamos trabalhar com unidade, só assim poderemos melhorar a gestão pública,” ressalta Wickert.

RESÍDUOS
Conversas iniciais com os dois prefeitos também apontam para parceiras futuras no gerenciamento dos resíduos sólidos. Juntos, as três maiores cidades dos Vales geram mais de 3,5 mil toneladas de lixo por mês. A proposta é de buscar investimentos internacionais para a construção de uma usina de reciclagem em Venâncio. Entretanto, para ter capacidade de processamento, será preciso unir os municípios e ampliar o serviço. O assunto já foi abordado com os gestores e poderá ser alternativa aos contratos atuais para o recolhimento de lixo.

Guilherme Siebeneichler