Venâncio Aires possui dois novos casos positivos de Covid-19

Olá Jornal
abril16/ 2020

Após confirmar na segunda-feira, 06, o primeiro paciente com o novo Coronavírus (Covid-19), a Secretaria Municipal de Saúde confirmou dois novos casos da doença em pacientes de Venâncio Aires. Com isso, a Capital do Chimarrão possui três casos confirmados do vírus.

Informação sobre os novos casos positivos ocorreu em coletiva nesta quinta-feira

Os dois novos casos são pacientes que já foram atendidos pelo Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) e que tiveram exames realizados novamente. Este processo foi realizado em quatro pacientes que foram atendidos pelas equipes de saúde, mas tinham suspeitas, porém, inicialmente os exames haviam apontado como negativos para doença. Os novos casos foram confirmados nesta quinta-feira, 16, com o uso de testes rápidos.

O primeiro caso confirmado, de um homem de 67 anos, que está na UTI, tem evoluído na luta contra o vírus. Os dois novos casos são um homem e uma mulher, que possuem entre 30 e 50 anos. Os familiares também são acompanhados pela equipe da Vigilância Epidemiológica, para atualização dos quadros de saúde.

A confirmação e explicação dos novos casos e exames ocorreu durante transmissão ao vivo. Participaram o prefeito Giovane Wickert (PSB), o secretário da Saúde, Ramon Schwengber (PSB), a médica intensivista, Jacqueline Froemming e a médica infectologista, Sandra Knudsen.

Segundo a explicação, para garantir diagnóstico mais preciso, as equipes de saúde do HSSM, realizaram testes de contraprova, após primeiros exames dos quatro pacientes serem negativos. Porém, com o quadro de saúde atípico, a coordenação de saúde avaliou novamente os pacientes, com os testes rápidos recebidos pelo Município, que são melhores após a primeira semana de suspeita. Com isso, dois pacientes tiveram diagnóstico positivo para o novo vírus, confirmado pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/RS).

“Esta medida busca garantir transparência e maior diagnóstico dos casos, já que os pacientes apresentavam sintomas diferentes das outras doenças. Por isso, nós complementamos e seguimos investigando os casos. Este novo exame foi realizado ontem e tivemos a insistência para transmitir informações precisas para a população. Se isso não fosse feito, seriam casos negativos, mas é preciso saber o que está acontecendo. O vírus está sim circulando entre nós,” explicou Sandra.

O secretário de Saúde, lembrou que a cidade já possui transmissão comunitária do vírus. “Por isso mais do que nunca seguem valendo s recomendações de proteção, evitar aglomerações, usar máscara e lavar bem as mãos.”

 

Olá Jornal