Venâncio Aires poderá receber mais equipamentos de UTI para ampliar leitos

Olá Jornal
março19/ 2020

O Governo do Estado entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, para avaliar possibilidade de ampliar o número de leitos da UTI no Hospital São Sebastião Mártir, para o enfrentamento do novo Coronavírus, o Covid-19. Segundo o secretário municipal, Ramon Schwengber (PSB), o assunto foi tratado com a direção da casa de saúde de Venâncio Aires, porém, e há capacidade para receber mais quatro leitos de UTI, em adaptação da estrutura física. Atualmente a capacidade da unidade de tratamento intensivo é de 10 leitos adultos.

Além disso, um leito de UTI já foi reservado para possíveis pacientes com o Covid-19. Ainda não há previsão para o envio dos equipamentos por parte do Governo do Estado, que irá direcionar estas estruturas, encaminhadas também por determinação do Ministério da Saúde.

“Leitos do SUS também estão preparados para receber estes pacientes, com a estrutura adequada para este tipo de doença. Estamos dispostos a colaborar com toda a rede de saúde pública do Rio Grande do Sul. O momento também é de compartilhamento e ações rápidas,” justifica Schwengber.

POSTOS DE SAÚDE
O Município também avalia ingresso, se houver casos confirmados da doença, em programa federal para ampliar os atendimentos em postos e unidades básicas. O Governo Federal pretende garantir valores extras para terceiros turnos de atendimentos na rede básica de suporte.

GOVERNO

O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira, 16, a instalação rápida de dois mil leitos de UTI nos estados do Brasil para reforço da assistência contra o novo coronavírus. A previsão de investimento para a medida é de R$ 396 milhões para contratação desses leitos e R$ 260 milhões para manutenção e custeio desses leitos por seis meses.

O ministério vai liberar os leitos de acordo com solicitações e avaliação dos cenários epidemiológicos dos casos. No entanto, o secretário-executivo da pasta, João Gabbardo, afirmou que já nesta terça-feira, 17, o ministério já irá distribuir os kits de equipamentos. Ao todo, 540 leitos começarão a ser distribuídos para os 27 estados a partir desta quinta-feira.

Olá Jornal