Venâncio Aires pode receber novo incremento de leitos de UTI para enfrentamento da Covid-19

Olá Jornal
maio08/ 2020

Após o Governo do Estado direcionar quatro novos leitos de UTI para o Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), mais quatro poderão ser implantados com estrutura alugada pela Secretaria Estadual de Saúde. O Governo do Estado confirmou a ampliação da estrutura se houver necessidade. A demanda busca ampliar a capacidade de atendimentos para casos graves do novo Coronavírus (Covid-19). Os primeiros leitos direcionados pelo governo do estado foram encaminhados ainda no mês de abril.

De acordo com a coordenadora regional de Saúde, Mariluci Reis, o município poderá ter estrutura ampliada, também com a elevação nos casos positivos de Covid-19. “A transmissão do vírus em Venâncio tem relação com Lajeado e por isso é fundamental ampliar o suporte ao sistema de saúde. A solicitação por mais quatro leitos de UTI já foi encaminhada ao Estado e deveremos ter um retorno positivo para a demanda.”

Além das estruturas encaminhadas pelo Estado, o HSSM deve colocar em funcionamento outros quatro leitos intensivos com equipamentos da própria casa de saúde. Além disso, serão criadas duas unidades de tratamento intensivo, uma exclusiva para tratar casos do novo Coronavírus (Covid-19) e outra para as demais necessidades do sistema. Com isso, as medidas de proteção e isolamento de pacientes e trabalhadores serão ampliadas.

Conforme o secretário municipal de Saúde, Ramon Schwengber (PSB), o Estado já ofertou novos leitos ao Município, que aguarda para encaminhar. Outros leitos poderão ser criados com equipamentos que já pertencem ao HSSM.  “Poucas cidades gaúchas conseguiram ampliar desta forma as capacidade de UTIs. A previsão é de finalizar ainda nesta semana a implantação, para garantir o suporte aos pacientes que necessitem de apoio intensivo.”

Conforme o presidente do HSSM, nesta semana novas equipes serão incluídas para garantir o atendimento dos pacientes em UTI. Cada 10 leitos precisam contar com um médico intensivista, um enfermeiro e a cada dois leitos, um técnico em enfermagem. “Estas contratações já estão ocorrendo e serão finalizadas nesta semana, para imediatamente iniciarem a trabalhar no hospital,” garante Luciano Spies.

Para o gestor, além dos 14 leitos já em funcionamento, a estrutura extra com respiradores mecânicos do HSSM devem melhorar as ações de enfrentamento do novo vírus. “Todos passaram por manutenção e recebemos eles em condições na última semana. Com isso, podemos colocá-los em uso para ampliar a nossa capacidade de atendimento nos casos mais graves da doença,” explica.

Olá Jornal