Venâncio Aires pode ganhar dia em memória às vítimas da Covid-19

Olá Jornal
julho14/ 2021

Está em tramitação na Câmara de Vereadores projeto de lei que pretende marcar o dia 24 de abril, como a data para lembrar as vítimas do novo Coronavírus (Covid-19). A lei foi proposta pela vereadora Sandra Helena Wagner (PSB), e foi apresentada na última semana e deve ser votada até o fim do mês.

O Dia Municipal em Memória às vítimas venâncio-airenses da Covid-19, em 24 de abril, foi escolhido por registrar o primeiro óbito pela nova doença em Venâncio Aires, ainda em 2020. Conforme a parlamentar, a passagem da data poderá ser marcada com campanhas, reuniões, palestras e outros eventos de prevenção e que objetivam homenagear os venâncio-airenses que perderam a vida em decorrência de complicações de saúde causadas pelo vírus.

“A data pretende não deixar cair no esquecimento através desta singela e simbólica homenagem às vítimas, tendo os momentos de dor, medo e incertezas que a pandemia provocou em todo o mundo; enfatizando também, a importância da manutenção, difusão e valorização do sistema público e gratuito de saúde do povo brasileiro, a importância dos investimentos em ciência, tecnologia e inovação e a valorização dos profissionais de saúde, elementos fundamentais para salvar muitas vidas no Município e em todo o Brasil,” destaca Sandra na justificativa da lei.

MONUMENTO
A parlamentar também se reunirá com clubes de serviços de Venâncio Aires, para avaliar a criação de um monumento na cidade, como forma de lembrar as vítimas da doença. A proposta inicial é envolver a comunidade na definição da estrutura e local que poderá receber o ponto de homenagem.

REFERÊNCIA
Na última semana, a cidade de Passo Fundo também aprovou legislação para criar o Dia Municipal em Memória das Vítimas da Covid-19. Por lá, o projeto de lei teve autoria do vereador Michel Oliveira (PSB), que busca perpetuar o dia 09 de abril como uma data de homenagens aos passo-fundenses que perderam a vida para o novo vírus.

FOTO: Vanessa Behling/AI Gab. Vereadora Sandra Wagner/PSB

Olá Jornal