Venâncio Aires pode ganhar banco de materiais ortopédicos

Olá Jornal
março30/ 2018

Está em análise na Câmara de Vereadores a criação do Banco Municipal de Materiais Ortopédicos. A matéria, de autoria dos vereadores, Izaura Landim (MDB) e André Puthin (MDB), objetiva concentrar doações de materiais ortopédicos usados ou novos, doados pela comunidade, tais como cadeira de rodas, muletas, andador, bengala, cama hospitalar, tipoia e prótese.

Os materiais serão destinados à pacientes que utilizam, exclusivamente, o atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Pela proposta, a secretaria da Saúde será responsável pela administração e destinação dos materiais. Após o uso dos itens, as pessoas contempladas precisarão devolvê-los nas condições em que recebeu.

Para viabilizar o funcionamento do banco, o poder público poderá criar campanhas de voluntários com as secretariais municipais, entidades de classe, associações comunitárias e Organizações não Governamentais (ONGs), incentivando doações por parte de pessoas físicas e jurídicas. Na justificativa da lei, os vereadores proponentes defendem o projeto, em especial para colaborar com as pessoas carentes.

“Sabemos das inúmeras pessoas que necessitam de materiais ortopédicos ou próteses e não possuem condições para adquiri-los, enquanto outros já fi zeram uso dos mesmos e não mais os utilizam, poderão destinar para o banco de materiais,” destaca o texto.

Olá Jornal