Venâncio Aires mantém Carnaval de Rua e espera 20 mil pessoas nas duas noites

Olá Jornal
fevereiro21/ 2020

A Secretaria Municipal de Cultura e Esporte de Venâncio Aires projeta atrair cerca de 20 mil pessoas para a rua Osvaldo Aranha durante as duas noites de desfiles. A primeira apresentação das cinco escolas de samba ocorre neste sábado, 22, a partir das 20h30min. Na segunda-feira, 24, ocorre a segunda noite, com previsão de mobilizar mais de mil pessoas em alas e blocos nas apresentações na “Rua Grande”. A organização conta com apoio da Liga das Escolas de Samba de Venâncio Aires (Lisva).

O financiamento da “Festa do Momo” na cidade se deu por meio de emenda parlamenta, da deputada Maria do Rosário (PT), utilizada para a infraestrutura do evento e apoio às escolas de samba, além de R$ 164 mil, de patrocínio, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) do RS, garantidos pela Souza Cruz.

Conforme o secretário, Henrique Silva, a forma de financiamento do Carnaval em Venâncio garantiu a continuidade dos desfiles. “Usamos das leis de incentivo e emendas para garantir a realização e manter o Carnaval. Outras cidades acabaram desistindo, por ter outras prioridades, em Venâncio, desde 2017, buscamos patrocínios para custear a festa. Isso diminui as despesas públicas e mantém a festa popular.”

TEMAS DAS ESCOLAS

As escolas de samba finalizaram alegorias e fantasias ao longo da última semana. Neste ano a Acadêmicos do Samba Négo mostra o samba-enredo “Em se plantando tudo dá, a força e a importância do meio rural”. Já a Fiel Tribo apresenta o tema “Ciclo do lixo: O Gari é o protetor do Planeta.” A Imperatriz Cultural, estreante no desfile, apresenta o “Mundo da Fantasia”. A Malandros do Ritmo terá como samba-enredo, “Nesta Festa Colorida, Malandros dançam a vida.” E a Unidos da Vila Freese, desfila com o tema, “A Chegada do Negro no país e o pescador.”

HORÁRIOS

Conforme regulamento, cada escola de samba terá até uma hora para desfilar ao longo da Osvaldo Aranha. A expectativa é de concluir os desfiles até as 1h. No sábado, 22 de fevereiro, o desfile será aberto pela Acadêmicos do Samba Négo, seguida de Imperatriz Cultural, Malandros do Ritmo, Fiel Tribo Guarani e Unidos da Vila Freese. Para a segunda noite, 24 de fevereiro, a ordem das escolas é invertida, com abertura da escola Unidos da Vila Fresse.

MELHORIAS

O secretário destaca também que para a edição deste ano do Carnaval de Rua, foram ampliados os banheiros químicos. Neste ano serão 47 pontos com sanitários. As grades de proteção também foram ampliadas e abrangerão, além do trecho do desfile, a concentração das escolas e a dispersão, junto a rua Jacob Becker. No total mil metros de grades serão instaladas. A estrutura de palco e sonorização serão de responsabilidade de empresa da região metropolitana. Já a iluminação pública ao longo da via foi reformada e melhorada pela equipe do setor de eletrificação, da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos.

COMÉRCIO

A Secretaria Municipal de Cultura, junto com o setor de fiscalização da Administração Municipal, mapearam pontos para o comércio de produtos alimentícios. No total 11 pontos foram autorizados e disponibilizarão alimentação entre as ruas Conde D’Eu e a Jacob Becker.

Olá Jornal