Venâncio Aires já aplicou 18,5 mil testes rápidos para Covid-19

Olá Jornal
dezembro05/ 2020

Se os testes rápidos adquiridos pelo Ministério da Saúde, para serem utilizados por municípios, têm prazo de vencimento no fim de 2020, em Venâncio Aires a situação não é a mesma, segundo informa a Secretaria Municipal de Saúde. Na Capital do Chimarrão, no total, foram adquiridos pelo poder público, 21,5 mil kits de testes rápidos para identificar o novo Coronavírus (Covid-19). Destes, já foram aplicados 18,5 mil. O maior volume ocorreu na testagem em massa da população.

Os kits restantes, segundo informa o secretário municipal da Saúde, Ramon Schwengber (PSB), têm prazo de validade até o fim de abril. Novas compras de testes não estão previstas pelo atual governo. Os testes podem ser realizados para identificação da Covid-19, nos postos de saúde do município, ou nos mutirões organizados pela equipe da secretaria em datas específicas.

Venâncio Aires foi um dos únicos municípios gaúchos a oferecer a testagem em massa da população. A proposta foi de alcançar mais de 20% da população com análise e circulação do vírus. Com isso, a estratégia de saúde foi de garantir o isolamento dos pacientes identificados e pessoas próximas, na tentativa de evitar a proliferação da doença na cidade.

ESTADO
Apesar de ter aplicado mais de 18,5 mil testes, em Venâncio Aires já foram confirmados mais de 2,3 mil casos de Covid-19. No Rio Grande do Sul no total já foram confirmados 320 mil casos da doença por meio de testes. Destes, 126,8 mil são rápidos e outros 185,7 mil por meio de PCR. Outros testes em laboratórios no estado somam 8,1 mil.

Olá Jornal