Venâncio Aires inscreve dois projetos para prêmio de gestão

Olá Jornal
julho15/ 2019

A Prefeitura de Venâncio Aires busca novas premiações por ações de gestão pública. Neste ano participa do prêmio MuniCiência Municípios Inovadores, que é realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). O concurso é destinado a gestores municipais e tem por objetivo identificar, analisar, promover e compartilhar experiências inovadoras implementadas nas prefeituras do Brasil.

As inscrições dos projetos ocorreram até o último dia 08 de julho. O resultado da primeira etapa ocorre no dia 09 de agosto, com as 30 iniciativas melhores pontuadas. Venâncio Aires cadastrou os programas “Adote esta Ideia” e o “IPTU Mais”.

A primeira iniciativa promove as políticas colaborativas para fomentar projetos no município. A proposta é de revitalizar espaços públicos e melhorar estruturas do Município com apoio da iniciativa privada. Entram nesta proposta a manutenção de trevos e canteiros da cidade. Já o programa IPTU Mais garante descontos no tributo municipal para os contribuintes que possuem iniciativas ambientais nas residências. Com a utilização de composteiras, energia solar, reutilização da água da chuva e calçadas adequadas, podem resultar em até 50% de desconto no IPTU.

Após a seleção de 30 iniciativas melhores pontuadas, um novo ciclo de avaliações é realizado, a partir de complementação e vídeo dos projetos selecionados. Com isso são escolhidos 10 projetos, finalistas, que receberão visitas técnicas. Após é feita votação online, com o resultado sendo divulgado durante a 23ª Marcha dos Prefeitos a Brasília, no próximo ano.

Em agosto do ano passado, Venâncio Aires garantiu o prêmio de cidade transparente da América Latina. O reconhecimento foi entregue nesta quinta-feira, 30, durante a XII Cumbre Hemisférica de Alcaldes (Cúpula Hemisférica de Prefeitos). Em novembro de 2017 a Prefeitura de Venâncio Aires garantiu reconhecimento do Prêmio Gestor Público. Na oportunidade, junto com outras sete prefeituras, a Capital do Chimarrão garantiu troféu por conta do programa “Fila Zero” realizado pela Saúde Municipal, buscando eliminar as filas em postos de saúde para consultas e exames.

Olá Jornal