Venâncio Aires implanta projeto de robótica nas Escolas Públicas

Olá Jornal
março10/ 2020

Estudantes de séries iniciais do ensino fundamental de quatro escolas municipais e uma estadual de Venâncio Aires irão contar com aulas de robótica no próximo ano. A implantação do projeto ‘Rede de Saberes: articulando Ciências, Criatividade e Imaginação – Rede SACCI’ prevê o desenvolvimento de soluções, de problemas sociais, ambientais, políticos e urbanísticos, através de hardwares e softwares de fácil programação.

O projeto, que já consta no Diário Oficial da União, foi contemplado em edital do Programa ‘Ciência na Escola’, que escolheu 19 projetos de 25 municípios do RS e chegará a 80 escolas, somando R$ 3,3 milhões de investimento. A proposta será desenvolvida em parceria entre a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Secretaria Estadual de Educação, Serviço Geológico do Brasil, Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Secretarias Municipais de Educação dos Municípios envolvidos e terá na coordenação geral o professor Márcio Martins, doutor em Educação pela UFRGS e coordenador do projeto de robótica educacional na Unipampa.

Em Venâncio Aires, as escolas Municipais Dois Irmãos, José Duarte de Macedo, Professora Odila Rosa Scherer e Dom Pedro II; além da Escola Estadual Monte das Tabocas. Cada educandário receberá de 10 a 15 kits de arduino com material de consumo. A introdução do projeto irá ocorrer ainda neste ano. Nos próximos dias será elaborado e firmado o Acordo de Cooperação entre as partes envolvidas.

Nesta terça-feira, 10, o encontro debateu o assunto que coloca à Capital do Chimarrão em destaque no Cenário educacional do Rio Grande do Sul. Com a participação do coordenador do projeto, Márcio Martins; Diretor do IF Sul local, Cristian Conceição; professor do IF Sul, Gelson Luis Peter Correa; Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Claudio Soares; Secretária Municipal de Educação, Alice Theis; e a Coordenadora Pedagógica da pasta, Greici de Matos; o Prefeito Giovane Wickert destacou a importância de preparar os estudantes das redes públicas para os avanços tecnológicos e o desenvolvimento de profissionais qualificados. “É nosso papel na Administração Pública garantir que mesmo no modelo de escola tradicional se proporcionem experiências mais ricas no aprendizado das crianças e adolescentes. A tecnologia é um recurso valioso para as escolas serem um lugar mais atraente para os alunos e assim prepararmos melhores profissionais para o nosso futuro”.

Conforme a parceria, o Município disponibilizará sala de aula/laboratório nos educandários selecionados, professores/multiplicadores nas escolas e buscará recursos e investimentos para sequência do projeto.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA

Olá Jornal