Venâncio Aires ganha semana de valorização da agricultura familiar

Olá Jornal
fevereiro26/ 2020

A Câmara de Vereadores aprovou na sessão desta quinta-feira, 20, projeto de lei que busca criar a Semana Municipal de Valorização da Agricultura Familiar em Venâncio Aires. A proposta tem autoria da vereadora Sandra Wagner (PSB), e busca garantir atividades entre os dias 25 de julho (Dia do Colono) e o dia 28 de julho (Dia do Agricultor Familiar).

Na proposta a parlamentar destaca ações que poderão ser realizadas para marcar o período, entre elas, palestras com a participação de representantes dos setores da vigilância sanitária, inspeção animal, meio ambiente e Desenvolvimento rural. Premiação para os maiores produtores, com retorno de ICMS, nas mais diversas áreas de produção (avicultura, piscicultura, agroindústrias, suinicultura, olericultura, leiteiro.). A premiação poderia ser em horas-máquinas, na diversificação da produção, no acesso as propriedades, na distribuição de calcário. E a instituição de um prêmio de “Mérito Rural” como forma da Administração Municipal reconhecer a importância dos agricultores familiares do município.

Na justificativa, Sandra afirma que a agricultura familiar ganha destaque pela sua produção. “Este segmento é responsável pela produção de: 87% da mandioca, 70% do feijão, 46% do milho, 38% do café, 34% do arroz, 58% do leite, 59% dos Suínos, 50% das aves, 30% dos bovinos e 21% do trigo, produzidos no Brasil,” justifica.

A parlamentar também lembra que a importância da Agricultura Familiar se dá em diferentes aspectos: na produção de alimentos para toda a sociedade, na geração de matérias-primas para a posterior industrialização, na geração de empregos, no desenvolvimento da economia, na geração de riquezas e no aumento das exportações.

Olá Jornal