Venâncio Aires ganha organização de proteção às mulheres

Guilherme Siebeneichler
fevereiro21/ 2017

Com foco na efetivação de políticas públicas de proteção às mulheres, foi criada no último domingo a Organização da Sociedade Civil Amor Perfeito, de Venâncio Aires. Já implementada em Campo Bom, a iniciativa tem a liderança de Jeanine Benkenstein e contou com a participação de mais oito mulheres durante o ato de fundação no município, mas o grupo tem crescido e já conta com 18 mulheres simpatizantes com a causa.

Integrante da organização, a vereadora Tata Haussen Oliveira (REDE) aproveitou seu discurso na sessão da Câmara de ontem para divulgar o trabalho voluntário. Ela citou que o foco será auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas e futuramente pleitear verbas para serem empregadas no trabalho de proteção às mulheres. “Quem sabe um dia nós possamos contar até mesmo com um abrigo para receber essas mulheres vítimas de violência e que por uma situação de dependência econômica acabam por ter dificuldade de sair dessa condição.”

Em alguns casos, citou a parlamentar, a situação se arrasta por toda uma vida ou por uma grande parte dela. Nisso, mencionou caso divulgado na imprensa local em que uma agricultora de 54 anos, mãe de sete filhos, resolveu sair de casa e denunciar o marido após 36 anos de um relacionamento marcado por agressões. “É triste pensar que casos como este sejam rotineiros em nossa sociedade e marquem de modo tão cruel a vida nossas mulheres.”

Segundo pesquisa da Fundação Abramo em parceria com o Sesc, cinco mulheres são agredidas violentamente no Brasil a cada dois minutos. Com base nisso, Tata buscou chamar a atenção dos parlamentares para o fato de que nos seus cinco minutos de pronunciamento mais de dez mulheres foram agredidas violentamente no país, sem contar as demais formas de violência a que são expostas na sociedade pela simples condição de serem mulheres. Nesse sentido, mencionou, “a Organização da Sociedade Civil Amor Perfeito de Venâncio Aires quer dar a sua contribuição na proteção das mulheres, área que merece mais atenção por parte da nossa sociedade e ganha um novo e importante apoio no nosso município”.

Durante o ato que marcou o lançamento da proposta no município, a fundadora Jeanine Benkenstein salientou que o objetivo da organização é funcionar como uma rede de amor que possibilite o empoderamento das mulheres. Além de Tata e Jeanine, a iniciativa teve o apoio e participação das seguintes mulheres no encontro de fundação: Caroline Kreling, Amanda Kappel, Viviane Oliveira, Jerusa Fagundes, Viviane Pegoraro, Liliane Barreto e Daniela Arnold.

CRÉDITO: AI Vereadora Tata Hausen (Rede)

Guilherme Siebeneichler