Venâncio Aires ganha entreposto de recolhimento do Programa Tampinha Legal

Olá Jornal
outubro24/ 2018

A partir de novembro, Venâncio Aires passa a ter um entreposto do Tampinha Legal. A empresa América Tampas irá sediar o espaço que possibilitará que as nossas entidades entreguem as tampas recolhidas aqui, não mais precisando levar os itens até Porto Alegre.

A novidade foi debatida na reunião entre o Prefeito Giovane Wickert e o Gerente de Gestão Integrada da empresa, André Azambuja na última segunda-feira, 22. O Tampinha Legal é o maior programa socioambiental de caráter educativo da indústria de transformação de plástico da América Latina, e em Venâncio Aires proporciona recursos extras a sete entidades que se cadastraram para participar.

Conforme a projeção da empresa, a ideia é ter o espaço do recolhimento a partir da segunda quinzena de novembro à disposição das escolas e entidades que já participam recolhendo tampas plásticas em troca de recursos da venda do produto. Até o momento, estas instituições recolhem as tampas e entregam para a Secretaria de Meio Ambiente que envia o material para Porto Alegre. Os itens recolhidos são vendidos para empresas que atuam no mercado da reciclagem e o valor revertido para a entidade que recolheu as tampas.

Nascido em 2016, no Congresso Brasileiro de Plástico, o projeto visa proporcionar ações modificadoras de comportamento das pessoas e possibilitar um novo uso das tampas plásticas. Agora com o entreposto na cidade, a expectativa é que mais entidades e escolas se engajem no recolhimento das tampas, garantindo assim um recurso extra para eles e fazendo com que este material, que iria para o lixo, volte para a indústria e tenha uma nova utilização.

A empresa América Tampas fechou uma parceria com uma recicladora da região, o que vai garantir também um desenvolvimento nos Vale do Rio Pardo. Atualmente participam do programa em Venâncio o Lions Clube Melvin Jones, as Escolas Benno Breuning e Otto Brands, a APAE, a ONG Amigo Bicho, o Hospital São Sebastião Mártir e a PARESP.

América Tampas – A empresa é 100% brasileira com matriz em Venâncio Aires e filial NA Argentina. Produz tampas plásticas para as mais diversas aplicações. Com mais de 15 anos de experiência no mercado, investindo em pesquisa e desenvolvimento, a empresa tem criado soluções e inovações que valorizam e maximizam o desempenho dos produtos de seus clientes. É uma das maiores empresas de tampas plásticas da América do Sul.

Tampinha Legal – é o maior programa socioambiental de caráter educativo de iniciativa da indústria de transformação do plástico da América Latina. Lançado em 2016 na segunda edição do Congresso Brasileiro do Plástico (CBP), propõe ações modificadoras de comportamento de massa através do fomento e incentivo da coleta de tampas de plástico. Desta forma aumentam os níveis de esclarecimento quanto ao destino adequado dos resíduos plásticos.

Crédito: AI\PMVA 
FOTO – LUANA XAVIER

Olá Jornal