Venâncio Aires está na diretoria do Conselho dos Secretários Municipais de Fazenda

Guilherme Siebeneichler
março24/ 2017

A prefeitura de Venâncio Aires garante representação no Conselho dos Secretários Municipais de Fazenda e Finanças do Rio Grande do Sul (Consef). A secretária municipal, Jeanine Benkenstein foi indicada para ocupar o cargo de vice-presidente, na diretoria do grupo, presidido por Ricardo Ledur Gottardo, de Veranópolis.

Venâncio Aires tem mantido representatividade no conselho estadual desde 2010, quando o ex-secretário Vilmar de Oliveira assumiu como suplente. Em 2014 a então secretária municipal da Fazenda, Fabiana Keller passou a representar o município no conselho.

O contato próximo com o Consef colabora nas ações conjuntas das prefeituras na busca por melhorias na gestão tributária. Entre as primeiras pautas de discussões do conselho estão, Regimes Próprios de Aposentadorias Municipais, troca de informações tributárias e novas fontes de renda para as prefeituras. A diretoria foi eleita na última quarta-feira, 23 e segue até 2019.

Segundo Jeanine, o conselho é uma oportunidade de luta em defesa dos municípios e qualificação dos próprios servidores da pasta municipal. “Quem está lá em Brasília defendendo os interesses das finanças dos Municípios? O conselho precisa ser técnico para buscar respostas das demandas das prefeituras. É preciso representatividade estadual para pressionar por melhorias nos nossos municípios,” ressaltar.

PAUTAS BOMBAS 

Entre as prioridades do Consef está a luta para a derrubada do veto do presidente Michel Temer (PMDB) sobre o ISS das operações de crédito dos cartões. Segundo levantamento inicial, a medida pode afastar R$ 150 mil mensais que poderiam entrar no caixa público. Além disso, o conselho é contra o aumento da alíquota das contribuições sociais, uma vez que o valor não será divido com os outros membros do poder público (Estados e Municípios), porém pode gerar perdas para as Prefeituras.

“Venâncio ganha visibilidade estadual, em busca de proteção da administração pública municipal. A estrutura de fiscalização também ganha com troca de experiências e informações de ideias de arrecadação,” argumenta Jeanine.

A gestão 2017-2019 do Consef:

Presidente – Ricardo Ledur Gottardo (Veranópolis)

1º Vice-Presidente – Jeanine Benkenstein (Venâncio Aires)

2º Vice-Presidente – Claus Nelson Altevogt (Nova Petrópolis)

1º Secretário – Benami Spilki (Farroupilha)

2º Secretário – Tiago Guilherme Backes (Bom Princípio)

Suplente 1 – Alice Grecchi (Esteio)

Suplente 2 – Anderson Fauri Casseres (Viamão)

AMVARP – Sônia Maria Pereira (Candelária)

AMCENTRO – Jonas Nascimento Lopes (São Sepé)

AMESNE – Mariana Largura (Bento Gonçalves)

AMFRO – Artur Goulart (São Gabriel)

AMM – Gederson Ribeiro (Santo Antônio das Missões)

AMAJA – Adroaldo de Carli (Carazinho)

AMVRS – Fernando Eduardo Trott (Campo Bom)

AMUCELEIRO – Mara Both (Três Passos)

AZONASUL – Carlos Eduardo Pereira (Jaguarão)

FOTO: Divulgação

Guilherme Siebeneichler