Venâncio Aires está entre as 100 melhores cidades para envelhecer

Olá Jornal
junho08/ 2019

As pequenas cidades do Brasil são símbolo de tranquilidade e de qualidade de vida. É também nestes municípios que existe um ambiente mais propício para se aproveitar a terceira idade. Das 348 cidades brasileiras que têm entre 50 mil e 100 mil habitantes, Venâncio Aires se destacam por oferecer boas condições de vida para a pessoas com mais de 60 anos. É o que revela o Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade, elaborado pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon em parceria com a FGV. A Capital do Chimarrão está entre as 100 melhores cidades até 100 mil habitantes para envelhecer. O município ocupa a posição de número 72. Na região, Lajeado aparece com melhor posição no ranking, e ocupa a sétima colocação. Em primeiro na lista está São João da Boa Vista, no estado de São Paulo. A pesquisa utiliza dados referentes ao ano de 2017.

Com o aumento da expectativa de vida da população, a tendência é que cidades com essas características entrem no radar dos brasileiros que estão em busca de uma vida mais plena durante a velhice. Os municípios foram classificados segundo sete variáveis: Indicadores Gerais; Cuidados de Saúde; Bem-Estar; Finanças; Habitação; Educação e Trabalho e Cultura e Engajamento, que receberam pesos com base nas principais necessidades da população na terceira idade.

O clima também foi levado em conta para a finalização do ranking, que tirou pontos dos municípios de acordo com a frequência com que eles apresentam dias com altas temperaturas, chuvas intensas ou baixa umidade.

VENÂNCIO
Entre os itens considerados pela pesquisa, o melhor avaliado em Venâncio Aires é Educação e Trabalho, com nota de 75,12. Em segunda melhor avaliação está a situação das finanças da população da terceira idade. A nota do Município é de 72,45 pontos, enquanto que a média geral dos municípios avaliado é de 46,79 pontos. Neste ponto o prefeito Giovane Wickert (PSB) destaca a qualidade de vida para os idosos na cidade, em especial na geração de renda. “Desde o surgimento da aposentadoria rural também registramos uma melhor qualidade de vida da população idosa, especialmente na área rural. Por isso registramos uma melhor avaliação neste quesito.”

Para o gestor também se aliam no desenvolvimento da população idosa, as atividades de integração e recreativas. “O município possui o Conselho Municipal do Idoso, que é bastante atuante, além dos grupos de terceira idade que são organizados e acabam mobilizando esta faixa da população para diversas atividades. Todos os governos sempre tiveram um olhar diferenciado para a terceira idade e isso precisa ser ampliado,” ressalta.

CENTRO DO IDOSO
Um novo aliado no desenvolvimento de atividades para a população idosa será a construção do Centro Dia (Creche do Idoso). Segundo o prefeito, o espaço que terá investimento de R$ 500 mil, vindos de emenda parlamentar do deputado Heitor Schuch (PSB), concentrará atividades para esta faixa da população. O projeto aguarda autorização do Ministério da Cidadania para ter os processos licitatórios abertos. “É uma ação inovadora na cidade, que fará integração, atendimento de saúde e de envolvimento com os idosos,” destaca Wickert.

Olá Jornal