Venâncio Aires deve vacinar mais de 28,6 mil pessoas contra a Influenza

Olá Jornal
abril14/ 2021

A estimativa de imunização na campanha deste ano de vacinação contra a gripe sazonal (Influenza), deve alcançar 28.626 pessoas. Nesta primeira remessa de imunizantes, foram encaminhadas ao município 1.990 doses. A primeira fase da campanha, que vai até 10 de maio, inclui crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde.

Em Venâncio Aires, nos bairros as doses de vacina contra Influenza podem ser recebidas nas Estratégias de Saúde da Família: Caic, Coronel Brito, Macedo, Santa Tecla, Tabalar, Gressler e Mariante. No centro, as pessoas dos grupos estabelecidos encontram vacinas nos postos de saúde dos bairros Gressler e Santa Tecla. No interior, as unidades de saúde com sala de vacinação que ofertam as doses são de Centro Linha Brasil, Vila Deodoro e Vila Santa Emília. Já para o Centro Materno Infantil – Posto Central, o imunizante é ofertado exclusivamente para gestantes e crianças.

Os idosos com mais de 60 anos são o principal grupo de vacinação, com 13.766 pessoas incluídas. Na sequência aparece o público com algum tipo de comorbidade, com 4.952 pessoas na estimativa de imunização local. Pessoas com deficiência são o terceiro grupo com mais pessoas incluídas, com 2.633 vacinas a serem aplicadas.
Em Venâncio Aires serão vacinados também 1.575 trabalhadores de saúde e outros 737 professores. Entram nas estimativas venâncio-airenses, 543 pessoas em sistema prisional.

CRONOGRAMA
A partir de 11 de maio, poderão se vacinar os idosos (60 anos ou mais) e professores. Na última etapa, que começa em 09 de junho e termina em 09 de julho, será a vez dos demais grupos prioritários (pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente e outros).
A meta de vacinação é atingir 90% de cada um destes grupos prioritários: crianças, gestantes, puérperas, idosos, povos indígenas, professores e trabalhadores da saúde.

COVID-19
De acordo com a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri, ainda não há estudos que comprovem a segurança da aplicação conjunta da vacina contra a Covid com outras. Por isso, a recomendação é manter um intervalo mínimo de 14 dias entre elas. Deve-se priorizar a vacinação contra a Covid. Se a pessoa apresentar sinais de infecção por Covid, adiar a vacinação até a recuperação clínica total e, pelo menos, quatro semanas após o início dos sintomas.

FOTO: Divulgação/AI Unimed

Olá Jornal