Venâncio Aires dá mais um passo para garantir investimentos em habitação

Olá Jornal
agosto02/ 2018

A Prefeitura de Venâncio Aires segue buscando novas unidades habitacionais para 2018. O município é considerado um dos mais avançados nos trâmites burocráticos para garantir o novo conjunto popular na cidade. Um processo de chamada pública foi aberto nesta segunda-feira, 30, para o credenciamento de empresas do ramo da construção civil para elaboração de projeto e construção de 256 unidades habitacionais de interesse social.

O novo investimento foi anunciado ainda no mês de março, pela Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social. Uma área ao lado do condomínio Altos da Aviação, onde era prevista uma área verde, foi destinada para receber o novo projeto imobiliário. Atualmente o projeto venâncio-airense é avaliado pela Caixa Econômica Federal, que gere o Programa Minha Casa Minha Vida.

A iniciativa federal sofreu modificações nos valores ao longo de 2017. O projeto de Venâncio Aires envolve imóveis para a Faixa 1 do programa habitacional, que atende famílias com renda de até R$ 1,8 mil. As regras também priorizam a inserção urbana. Com isso, quanto maior a proximidade de bairros já consolidados, melhor será a avaliação do empreendimento, consequentemente garantindo maior agilidade na análise dos projetos técnicos.

Aqueles que apresentarem condições de contratação imediata terão prioridade, em função da possibilidade de geração de emprego e renda em curto prazo. Estados e municípios que doarem o terreno para a construção do empreendimento também serão os primeiros da fila, o que é o caso da Capital do Chimarrão.

PROPOSTA
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Social, José Arnildo Camara (PTB), Venâncio Aires foi o primeiro município a preencher os requisitos da nova etapa do programa federal. “Estamos com os encaminhamentos bastante avançados e isso nos garante agilidade também. Já temos a aprovação da Caixa Econômica Federal e após seleção da empresa, vamos aguardar a liberação do recurso por meio do Ministério das Cidades,” explica.

O Município está habilitado para receber até 400 novas unidades habitacionais. Além do novo conjunto habitacional no bairro Aviação, outro projeto já foi encaminhado para a construção de 144 apartamentos no bairro Brands.

INVESTIMENTO
A previsão inicial é de que o novo complexo habitacional exigirá investimentos de quase R$ 20 milhões. Desta forma, a seleção das empresas que participarão dos processos de construção levam em consideração, além da capacidade financeira, também a experiência adquirida. “O edital de chamamento público busca empresas que possuam experiência, construtoras que já fizeram projetos deste nível em outras cidades ou em Venâncio,” argumenta Camara.

Nesta segunda-feira, 30, os vereadores também aprovaram legislação que repassa ao Fundo de Arrendamento Residencial o terreno de área verde no bairro Brands. O terreno na Aviação possui mais de 12 mil metros quadrados, ao lado da pista de atletismo.

Olá Jornal