Venâncio Aires busca parcerias de negócios com companhias alemãs

O domingo foi de encontros buscando fomentar parcerias futuras entre empreendimentos locais e sediados na Alemanha. Na tarde deste dia 14 de maio o prefeito Giovane Wickert, o vice, Celso Krämer e os secretários municipais, receberam diretor-executivo do Medical Valley, Tobias Zobel. Um evento foi realizado na sala de reuniões da Prefeitura de Venâncio Aires, com o objetivo de apresentar a associação alemã, que congrega mais de 500 empresas, em sua maioria voltadas para área de saúde.

Zobel esteve na Capital do Chimarrão conhecendo a estrutura da cidade e a capacidade de criação de novos negócios. Além de apresentar o sistema de apoio da Alemanha, ele conheceu o distrito industrial do município, a área da Favan, que poderá receber uma incubadora tecnológica, e a sede da empresa Automate.

Desde 2015 o Rio Grande do Sul iniciou contatos com a Medical Valley, para implantação de parcerias comerciais e intercâmbios empresariais. O plano de internacionalização da associação alemã é criar uma rede de colaboração internacional entre Brasil, Estados Unidos e China. Os países atuarão em estreita cooperação no fomento da indústria e da pesquisa em saúde.

Para o prefeito Giovane Wickert, a visita abre novas oportunidades para a construção de parcerias e a instalação de novas indústrias. “É um primeiro passo, mas queremos apresentar as potencialidade que o município possui. O caminho é inicial, mas com potenciais para o futuro.”

O diretor-executivo da associação internacional destacou que a proposta inicial é realizar um diagnóstico sobre as potencialidades de cada região do estado e as parcerias que poderão ser desenvolvidas. “Vamos levar o potencial de Venâncio Aires para outras empresas da Alemanha. Essa região tem experiência na exportação e isso é um ponto positivo.”

TRABALHO

Uma comissão no estado tem se reunido semanalmente para criar um mapa de competências, identificando quem trabalha com pesquisa nos hospitais, unidades e empresas. Segundo Zobel,  o planejamento inicial é criar 20 novas startups no cluster do Rio Grande do Sul e  apoiar 20 pequenas e médias empresas no Estado.

Medical Valley

O Medical Valley pode ser considerado um polo industrial, focado na área de saúde e tecnologia. Está instalado em Erlangen, cidade com 100 mil habitantes, localizada a duas horas de Munique na direção Norte. É composto por 500 empresas responsáveis por 43% da área de patentes na Alemanha. Cerca de 75% dos parceiros estão instalados em um raio de 15 quilômetros.

Guilherme Siebeneichler