Venâncio Aires busca mais agilidade no atendimento oncológico

Olá Jornal
fevereiro14/ 2022

O secretário de Saúde de Venâncio Aires, Tiago Quintana, esteve em visita ao Hospital Ana Nery, em Santa Cruz do Sul, para conhecer a estrutura de atendimento e buscar melhorias na prestação de serviços de oncologia a cerca de 300 pacientes venâncio-airenses que realizam tratamento contra o câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além de buscar agilizar o início do tratamento após diagnóstico, Venâncio Aires deve liderar uma mobilização pelo retorno do atendimento regionalizado de oncologia.

Desde a implantação de mudanças no sistema de regulação da oncologia estadual, que permite a entrada de pacientes de outras regiões junto ao Hospital Ana Nery, os municípios têm sentido atrasos na liberação de tratamentos e, consequentemente, aumentar a angústia das famílias que necessitam iniciar o tratamento contra o câncer. “Especialmente na área de urologia estamos sentindo esse atraso e buscamos uma solução. Entre as alternativas está a habilitação de uma nova máquina de radiologia adquirida pelo Hospital. Já iniciamos uma mobilização política em busca dessa resolução”, explicou o secretário de saúde de Venâncio Aires.

Outro pedido venâncio-airense é para que se inclua na pauta da Associação de Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) mobilização junto ao Ministério da Saúde para aumentar o custeio do serviço de oncologia na região.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal