Venâncio Aires busca credenciamento em programa “Jovem Produtor de Águas”

Olá Jornal
novembro17/ 2017

A Emater/ASCAR lançou neste ano o Projeto “Jovem Produtor de Água” durante a 40º Expointer, pelo presidente da Emater/RS, Clair Kuhn. O programa desenvolvido pela Emater/RS-Ascar, em parceria com o BRDE, visa garantir às propriedades rurais e bacias hidrográficas o aumento da quantidade e melhoria da qualidade das águas, por meio da proteção, conservação de nascente e olhos d´água.

Na última semana, o Prefeito Giovane Wickert esteve reunido com o Presidente Kuhn e com o Presidente do Instituto Gaúcho de Sustentabilidade, Volnei Correia, para buscar mais informações e debater a possibilidade do credenciamento da Capital do Chimarrão.

O Município têm interesse no programa, que busca proteger as nascentes a partir da implementação e disseminação de práticas adequadas de manejo da vegetação natural das nascentes, no manejo do solo e água em áreas de recarga.

Em Venâncio Aires a luta é por conseguir recuperar as nascentes do Arroio Castelhano. Conforme Kuhn, 66% das famílias rurais não têm água potável e saneamento básico em suas propriedades no Estado. Além disso, essas famílias vivem em condições precárias de saúde, poluem o solo e não conseguem aumentar sua renda, acarretando na saída das pessoas do campo.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA

Olá Jornal