Venâncio Aires busca aderir ao consórcio estadual

Olá Jornal
janeiro24/ 2018

A Administração Municipal trabalha no projeto que busca a autorização dos vereadores para que o Município ingresse no consórcio estadual que está em processo de criação junto à Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS). Na última semana, o Prefeito Giovane Wickert, que lidera o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (CISVALE) e ainda a Associação Gaúcha de Consórcios Públicos (AGCONP) esteve reunido com o Presidente da FAMURS, Salmo Dias, para tratar da minuta do consórcio e ainda afinar o projeto que irá reunir as cidades gaúchas.

Conforme Wickert, o projeto de Venâncio Aires deverá ser votado pelo Legislativo na primeira sessão do ano em fevereiro. A consolidação do consórcio estadual ocorrerá na primeira quinzena de março, e conforme o Presidente, a criação foi amplamente debatida em nove reuniões pelo grupo de trabalho criado pela Famurs. “Trata-se de uma iniciativa suplementar e complementar aos consórcios regionais já existentes”, explicou. O consórcio, será de livre adesão e sem custos para as prefeituras. Conforme determina o protocolo de intenções, as compras serão feitas de acordo com as demandas das prefeituras participantes e definidas pelo Conselho Deliberativo, por meio de pesquisas.

Wickert que é um defensor do modelo de união através dos consórcios está confiante no novo segmento à nível estadual. “Sabemos que hoje os Consórcios são um grande apoio aos Municípios. É através deles que os governos conseguem barganhar preços em compras coletivas e criar projetos que melhorem à vida da comunidade, como no CISVALE, onde trabalhamos a questão do lixo e da compra de medicamentos de forma coletiva. Ter um grupo de trabalho que une os Municípios gaúchos é uma oportunidade muito positiva em épocas de tantas dificuldades financeiras”, avaliou.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA

Olá Jornal