Venâncio Aires atinge percentual mínimo de votantes na Consulta Popular

Olá Jornal
dezembro14/ 2021

A votação da Consulta Popular encerra nesta quarta-feira, 15, no Rio Grande do Sul. Na parcial divulgada pelo Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (CoredeVRP), Venâncio Aires já registrou 1.228 votos na edição deste ano. Ou seja, já ultrapassou a meta mínima de participação (2% do eleitorado) para garantir participação nos recursos direcionados para a região.

No Vale do Rio Pardo apenas Santa Cruz do Sul ainda não atingiu a meta mínima de participantes na edição deste ano. O Vale do Rio Pardo até o fim desta segunda-feira, 13, tinha registrado 9.144 votos, entre os 23 municípios que compõe o Corede.

A região trabalha a busca por recursos para o setor do Turismo, um voltado ao ecoturismo (trilhas e mapeamento no Vale do Rio Pardo), e outro para sinalização turística. No setor da Agricultura e Desenvolvimento Rural, a proposta é de ampliar ações voltadas à produção de alimentos, com a destinação de recursos para a estruturação da Cooperativa dos Apicultores Familiares do Brasil (Copromel). No Desenvolvimento Econômico, a proposta busca garantir recursos para o Fundo Garantidor, voltada às operações de crédito, especialmente para micros e pequenas empreendedores. E por último, recursos voltados à correção de solo das propriedades rurais.

O valor para esse ano será de R$ 1.114.287,00, dividido igualmente entre os três projetos eleitos, assim sendo, R$ 371.429,00 para cada um. Historicamente, as duas microrregiões vêm trabalhando com o valor disponibilizado divido da seguinte forma: 1/3 do valor para o Centro Serra e 2/3 para o Baixo Vale.

VOTAÇÃO

A votação segue até essa quarta-feira, 15, pode ser feita através do aplicativo COLAB ou diretamente no site da Consulta Popular: bit.ly/consultapopular2021. Para votar é preciso título de eleitor.

Olá Jornal