Venâncio Aires assina com Funasa para implantar o programa SALTA Z

Olá Jornal
julho04/ 2018

Uma capacitação no início da tarde da terça-feira, 3, em Porto Alegre, marcou o início da parceria entre a Administração de Venâncio Aires e a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) para a implantação do programa Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água (Salta-Z). O termo firmado pelo Prefeito Giovane Wickert e pelo Coordenador da Vigilância Sanitária Everton Notti irá possibilitar a implantação do sistema na comunidade de Alto Paredão, ou Paredão Pires, o que solucionará o problema de abastecimento de água potável as aproximadamente 35 famílias da localidade.

A Superintendente estadual da Fundação, Karla Viviane Rech, apresentou detalhes do programa, falou da parceria com os Municípios que foram escolhidos e que receberam a visita técnica para avaliação das áreas que receberão, agora, o tratamento da água. Todo o processo de instalação do equipamento, que é ofertado pela Funasa, é feito pela Fundação que também orienta e treina moradores para manusear o sistema, e como contrapartida o município constrói uma torre de cinco metros de altura para a colocação da caixa d’agua e do Kit Salta Z.

A solução é sistema de captação e tratamento simplificado de água imprópria para consumo humano para água própria. Consiste em captar a água contaminada ou imprópria, e através de injeção de cloro e/ou coagulantes, processos de floculação, decantação e filtragem tornam esta água própria para o consumo. A Superintendente deixou claro no encontro que a água deverá ser retirada pelos moradores junto ao equipamento e levada para as residências para serem utilizadas para beber e também cozinhar e lavar alimentos. “Não é uma água para lavar a casa, usar para tratamento de animais ou regar plantas e flores. É uma água tratada para beber, para que seja consumida pelas famílias que em quase da sua totalidade bebem água imprópria, suja e que pode causa diversas disfunções de saúde”.

Olá Jornal