Venâncio Aires ainda não atingiu o índice mínimo para garantir participação nos recursos da Consulta Popular

Olá Jornal
outubro31/ 2020

Os quatro últimos dias serão decisivos para aumentar o índice de participação da região do Vale do Rio Pardo no processo da Consulta Popular. A votação se encerra na próxima terça-feira, dia 3. Dos 23 municípios que integram o Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP), seis ainda não atingiram o índice mínimo (2%) de eleitores para serem contemplados com os projetos deste ano. São eles Encruzilhada do Sul (0,99%), General Câmara (1,53%), Passo do Sobrado (1,12%), Rio Pardo (0,66%), Santa Cruz do Sul (0,88%) e Venâncio Aires (0,73%).

Segundo o presidente do Corede VRP, Heitor Álvaro Petry, os últimos dias serão de mobilização para que se alcancem os índices nos municípios. “É preciso uma união de esforços para que a comunidade participe e se consiga os votos necessários. Em alguns casos tivemos uma boa participação, embora no cômputo geral a votação ainda seja baixa”, observou Petry.

A cédula de votação do Corede Vale do Rio Pardo deste ano tem três projetos, todos beneficiando o desenvolvimento rural (veja abaixo). Conforme definição da Assembleia Regional Ampliada, destes projetos, serão eleitos os dois mais votados.

O projeto que tiver a maior votação terá a execução em 2021 e o segundo mais votado, com execução condicionada à receita do Estado, possivelmente em 2022. O valor disponível (execução 2021) será de R$ 371.428,57.

A votação ocorre totalmente digital pelo site da Consulta Popular www.consultapopular.rs.gov.br  ou através de SMS (mensagem de texto) para o número 29634 com a mensagem: RSVOTO #título de eleitor #nº do projeto. Estão habilitados a participar os eleitores com domicílio eleitoral no Vale do Rio Pardo, podendo escolher apenas um dos projetos constantes na cédula. Cada eleitor tem direito somente a votar em um projeto e para a votação é necessário o número do título de eleitor.

Saiba quais são os projetos em votação:

Projeto:

1.Fortalecimento das diretrizes e ações voltadas à prevenção do êxodo rural e da agricultura familiar

2. Fortalecer e fomentar a produção, industrialização e comercialização da agricultura familiar

3. Fomento a agroecologia e a produção orgânica;

CRÉDITO: AI COREDEVRP

Olá Jornal