Venâncio-airense fará viagem de bicicleta até o México

Guilherme Siebeneichler
outubro05/ 2017

Do Rio Grande do Sul até o México, uma longa viagem recheada de descobertas e culturas. São mais de 16 mil quilômetros entre um ponto e outro. Mas para o venâncio-airense, Djonatta Matteus Menezes da Rosa, de 23 anos, o trajeto será feito de bicicleta. O universitário, nascido em Linha Travessa, saiu da cidade há seis anos, quando ingressou na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) para estudar música.

Acompanhado da companheira Iris Magalhães, Djou Tromundo (como é conhecido) criou canais de comunicação e projetou a viagem intercontinental ainda no ano passado. A proposta é de conhecer comunidades, espaços alternativos e locais com práticas sustentáveis. Ainda em 2016 a dupla seguiu de Pelotas até Montevidéu, no Uruguai, também de bicicleta.

Em 2015 ele realizou a primeira viagem longa de bike. Do sul do estado até o sudeste brasileiros, em roteiros que durou seis meses. “Nos motiva conhecer lugares, iniciativas e pessoas que lutam por um mundo mais sustentável, libertário, autogestionado, independente, socialmente equilibrado e justo, artístico, e que respeite as individualidades de cada ser,” destaca Rosa.

SEM ROTEIROS
A dupla não possui roteiros definidos, mas busca locais e pontos para hospedagem na internet e por recomendação das pessoas que encontram no caminho. “Não temos uma meta de tempo para cumprir, sendo que calculamos que levaremos entre 4 e 5 anos para chegar até o México. O caminho se faz sem pressa e com muito proveito de cada lugar,” afirma. Sem tempo definido para ficar nas cidades, os dois garantem alimentação e dinheiro para seguir viagem com shows de rua, já que o companheiro da viagem é o violão. Por dia são percorridos entre 50 e 100 quilômetros.

COMPARTILHANDO
Nessa viagem os viagentes desenvolvem trabalho de divulgação das vivências que conheceram. O compartilhamento é feito por meio de fotos e vídeos nas redes sociais (fb.com/brisadizilizante). “O aprendizado na estrada é constante e intenso, sendo que costumo dizer para as pessoas que a maior faculdade estamos fazendo agora e é no curso da vida. Nenhum diploma nos traria tanta riqueza quanto encontramos a cada quilômetro pedalado,” ressalta.

FINANCIAMENTO
A dupla também realizar um projeto de financiamento coletivo que tem o intuito de levantar fundos para a compra de equipamentos de filmagem e fotografia profissional. A meta é buscar parceiros para alcançar R$ 7,5 mil. Quem tiver interesse em colaborar, fazendo doações, pode acessar: catarse.me/brisadizilizante.

Atualmente a dupla se encontra no estado de São Paulo, percorrendo 1,8 quilômetros. A viagem segue em direção a região norte do país.

Guilherme Siebeneichler