Venâncio-airense ajuda a desenvolver dispositivo que detecta substâncias ilegais

Olá Jornal
fevereiro21/ 2018

O venâncio-airense Eduardo Richter, professor e pesquisador do instituto de Química da Universidade Federal de Uberlândia (IQ-UFU), ajudou a desenvolver um dispositivo que detecta substâncias ilegais. Richter é coordenador de um grupo de pesquisa de alunos de mestrado e doutorado desde 2010 e após anos de negociações, em 2017, foi assinado um contrato entre Universidade e a empresa espanhola MetrohmDropSens. “Uma empresa que tem filiais em inúmeros países do mundo, ou seja, um sistema idealizado por brasileiros sendo comercializado por uma empresa conhecida e respeitada na área em todo planeta” afirma Richter.
Hoje o sistema é conhecido por Batch InjectionAnalysiscell for Screen-PrintedElectrodes (BIASPE), e qualquer pessoa pode pedir o orçamento do produto. De acordo com Richter, a Universidade Federal de Uberlândia irá receber 5% por unidade vendida que serão reinvestidos em atividades de pesquisa.
O dispositivo tem como função detectar substâncias ilegais como de moléculas sintéticas proibidas em produtos naturais para emagrecimento, drogas abusivas como o ‘boa noite cinderela’ em bebidas, vestígios de explosivos, adulterações em produtos farmacêuticos e adulterações e contaminantes em combustíveis.

Olá Jornal