Vale do Rio Pardo pode receber Fórum sobre Acessibilidade

Olá Jornal
janeiro25/ 2018

O Fórum Regional – realizado pela Faders – Acessibilidade e Inclusão – que coloca o tema acessibilidade e inclusão em evidência, propondo soluções para a educação inclusiva, saúde, trabalho, paradesporto, empreendedorismo e acessibilidade arquitetônica para pessoas com deficiência, é a grande oportunidade que uma região tem para colocar esses temas na ordem do dia.

Faz três anos que o Vale do Rio Pardo sediou uma edição do evento, oficialmente chamado de Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência (PcD) e Pessoas com Altas Habilidades (PcAH). De 2015 a 2018, o Rio Grande do Sul avançou em todos os aspectos que envolvem acessibilidade e inclusão: desde as calçadas e as ruas, passando pela equiparação de oportunidades, pelo acesso aos direitos constitucionais e alcançando a plena cidadania das pessoas com deficiência.

Segundo a Faders – órgão gestor estadual da política pública do setor e promotor do Fórum – são muitos os aspectos que envolvem a vida de quem vive nas cidades e o trabalho feito em todas as regiões do interior do estado tem criado um ambiente favorável à efetiva inclusão social de pessoas cegas ou com baixa visão; pessoas com surdez ou baixa audição; pessoas com deficiência física, intelectual ou de aprendizado; pessoas com autismo; pessoas com altas habilidades; entre outras diferenças presentes nos indivíduos.

Articulado pelas associações de municípios, o evento é destinado a gestores municipais; instituições representativas; profissionais da educação, da saúde e da assistência social; pessoas com deficiência ou com altas habilidades, bem como seus familiares; e comunidade em geral. “O Fórum é um momento de participação de toda a sociedade. O fato de escolas estarem sediando muitos Fóruns é uma prova disso. Incentivar a acessibilidade e a inclusão nos municípios é um dever de todos”, reflete Roque Bakof, presidente da Faders.

No ano passado, o Fórum aconteceu em Uruguaiana, Estância Velha, Taquari, Soledade, Bagé, Charqueadas, Santa Maria, Vacaria, Marau e Porto Alegre. Bakof avalia como “excelentes” os encontros de 2017, pois, além do apoio das associações, a Faders pode contar com a fundamental parceria dos prefeitos dos municípios e com a efetiva participação dos gestores locais. “Nesta gestão, conscientes de que no nosso estado o municipalismo se faz fortalecido na organização das associações de municípios, reestruturamos o Fórum, que passa a ser regional e a ter como base a geografia dessas associações, valorizando assim as políticas regionais e destinando um espaço específico para o mapeamento da realidade de cada município que integra essa associação”, explica ele.

Qualquer um dos municípios do Vale do Rio Pardo pode tomar a iniciativa de se candidatar para sediar o Fórum Permanente da Política Pública Estadual para PcD e PcAH. As inscrições devem ser feitas no site:w ww.faders.rs.gov.br, até o dia 31 de janeiro.

Olá Jornal