Vale do Rio Pardo implanta Movimento Trabalhista pela Educação do RS

Olá Jornal
março06/ 2018

Diante do diagnóstico de queda na qualidade do ensino público do Rio Grande do Sul e da importância que o tema assume nas bandeiras e na história do Partido Democrático Trabalhista (PDT), a sigla assumiu o compromisso de debater alternativas para a reconstrução da educação no Estado. As regionais do PDT estão implantando coordenadorias do Movimento Trabalhista pela Educação do RS. Na última sexta-feira, 02, aconteceu a implantação do movimento no Vale do Rio Pardo, tendo como presidente, a santa-cruzense Janaína Venzon.

Na solenidade que contou com a presença do presidente estadual do PDT, Pompeu de Mattos, do ex-prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus, e demais lideranças trabalhistas, foi estabelecida diretrizes para que o movimento aconteça como um fórum de debates permanente. Além disso, o objetivo é contribuir para a construção do plano de governo do futuro candidato à governador do partido, Jairo Jorge.

De acordo com o líder do PDT de Venâncio Aires e pré-candidato à deputado estadual, Airton Artus, atualmente o Estado não consegue, se quer, fazer a gestão da educação, quanto mais mudar seu atual modelo. “Pegamos o exemplo de Venâncio Aires. O município subsidia transporte escolar para o Estado em mais de R$ 1 milhão por ano. Esse recurso poderia incluir mais escolas no programa de tempo integral”, destacou. Para o político é preciso aprofundar o debate sobre a federalização ou não do Ensino Básico, como já acontece em outros países.

Durante a posse da Coordenadoria Regional, Venâncio Aires prestigiou com um grande número de pessoas a indicação da venâncio-airense Rosane Jungblut para compor o grupo de trabalho.

FOTO: Cristiano Kauffmann

Olá Jornal