Vacinação contra a Influenza nesta quarta será apenas no Drive Thru no Parque do Chimarrão

Guilherme Siebeneichler
março31/ 2020

O Município de Venâncio Aires recebeu nesta terça-feira, 31, novas doses da vacina da gripe, dando, portanto, sequência na Campanha de Vacinação contra a Influenza (H1N1). Nesta terceira remessa, a Secretaria de Saúde obteve 2,250 mil doses de vacina que ainda serão aplicadas no primeiro grupo prioritário, idosos e profissionais de saúde.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica do Município, a vacinação inicia nesta quarta-feira, 1, a partir das 8h30min, somente no Drive Thru, que estará localizado no Parque do Chimarrão, do lado de fora, em frente ao Poliesportivo. As aplicações serão realizadas no sentido centro – entrada/saída da cidade. A mudança do local é em razão da abertura do comércio, que, também, ocorre nesta quarta. As doses da vacina serão distribuídas para as Unidades Básicas de Saúde somente durante a tarde, portanto, ficará disponível a partir das 7h45min, de quinta-feira, 2.

Na primeira fase foi realizada 3,7 mil vacinas e na segunda 2,1 mil doses. O que totaliza, 5,862 mil vacinas aplicadas no Município. Até o momento foram 4.904 mil idosos vacinados (51,5%) e 958 profissionais da saúde (73,5%).

A Secretaria de Saúde alerta que aquelas pessoas que já fizeram a vacina contra a Influenza, não realizem novamente. Esta vacina é dose única.

Terceiro lote

A Secretaria Estadual de Saúde recebeu do Ministério da Saúde, mais 376 mil doses de vacina. Este lote foi encaminhado para as 19 Coordenadorias Regionais de Saúde para a distribuição entre os municípios. Como se trata de um imunobiológico, a distribuição é realizada em etapas, de acordo com a capacidade de armazenamento dos estados e municípios. Este já é o terceiro carregamento de doses enviado ao Rio Grande do Sul.

Influenza (Gripe)

Infecção viral aguda do sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global. Um indivíduo pode contraí-la várias vezes ao longo da vida. Em geral, tem evolução autolimitada, podendo, contudo, apresentar-se de forma grave.

Infecção aguda das vias aéreas que cursa com quadro febril de temperatura igual ou acima de 37,8°C. A febre geralmente é mais acentuada em crianças. Alguns sinais e sintomas são calafrios, mal-estar, dor de garganta e tosse seca.

EPIs

Nos próximos dias devem chegar os equipamentos de proteção individual para os profissionais de saúde. Os EPIs são máscara, avental, luvas, óculos de proteção, álcool em gel 70% e sabonete líquido.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA

Guilherme Siebeneichler