Vacinação contra HPV para meninos de Venâncio Aires inicia em fevereiro

Guilherme Siebeneichler
janeiro03/ 2017

Após o Ministério da Saúde anunciar o início da vacinação contra HPV em meninos, a coordenação de imunizações de Venâncio Aires estima que as doses serão aplicada a partir de fevereiro. No dia 15 de janeiro representantes regionais da área da saúde terão treinamento e conhecerão as etapas do programa de vacinação. Até o ano de 2016, a imunização no SUS era feita somente em meninas na faixa etária entre 9 e 13 anos.

A responsável pelo setor no Centro de Atendimento de Doenças Infecciosas (Cadi), Cristiane de Jesus Ferreira afirma que a imunização será disponibilizada após formalização do plano de vacinação na 13ª Coordenadoria Regional de Saúde. Além disso, o governo quer aliar o processo junto com o calendário escolar. “Por isso as doses serão aplicadas a partir de fevereiro, mas a campanha terá maior divulgação ao no mês de março.”

Adolescentes entre 12 e 13 anos receberão as vacinas contra o HPV. A estratégia de imunização de garotos, conforme o Ministério da Saúde, tem como objetivo proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV. O vírus é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. O Ministério informou que a faixa etária será ampliada para meninos entre 9 e 13 anos até 2020, gradativamente.

A expectativa é de imunizar até 1,5 mil jovens em Venâncio Aires, que se enquadram na faixa etária estipulada inicialmente pelo governo. Os meninos devem tomar duas doses, com seis meses de intervalo entre cada uma. A proposta é de realizar a aplicação das doses junto aos educandários do município.

Guilherme Siebeneichler