Vacinação contra a gripe é retomada nesta quinta-feira

Olá Jornal
abril14/ 2020

Nesta quinta-feira, 16, inicia novamente a campanha de vacinação contra a Influenza em Venâncio Aires. As doses serão distribuídas para todas as Unidades Básicas de Saúde e estarão a disposição para as pessoas primaciais, a partir das 7h45min. Nesta etapa não haverá Drive Thru ou um ponto especial para a vacinação, a exemplo da primeira fase.

Serão mais 1.730 mil doses da vacina destinadas ao segundo grupo prioritário, que engloba profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, como asma, diabetes, hipertensão e outras condições clínicas especiais, presos e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.

A novidade é que professores de educação física poderão se vacinar nesta fase, por serem considerados trabalhadores da área da saúde. Já os motoristas e caminhoneiros, para a realização da vacina devem apresentar documento comprobatório da atuação, como por exemplo carteira de trabalho, contracheque com documento de identidade, carteira de sócio (a) dos Sindicatos dos Transportes, carteira de habilitação categoria D ou E, ou ainda, crachá funcional.

Em Venâncio Aires, no total, são 5.997 pessoas que devem se imunizar nesta etapa sem somar os motoristas e caminhoneiros, por variar o número conforme demanda de viajem e por estarem de passagem no município.

O objetivo da vacinação é imunizar as pessoas dos grupos de risco contra a Influenza, amenizando assim os sintomas que são parecidos com o Covid-19, no entanto, a vacina não protege contra o Coronavírus, mas é uma maneira de resguardar os mais vulneráveis contra doenças respiratórias, que podem impactar o sistema imunológico e favorecer o aparecimento de outras infecções.

Das etapas anteriores, a vacinação foi realizada em idosos e em profissionais que atuam na saúde, totalizando até o momento, 10.400 mil doses da vacina aplicadas no município.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA

Olá Jornal