Vacinação contra a pólio tem melhor cobertura em Venâncio nas crianças de até um ano

Olá Jornal
novembro04/ 2020

A campanha nacional de vacinação contra a Poliomielite segue no Rio Grande do Sul até o dia 21 de novembro. A baixa adesão de pais e responsáveis fez o Governo do Estado, ampliar a campanha, inicialmente projetada para encerrar no último sábado, 31. Entre as faixas de idade previstas para receberem a imunização contra a paralisia infantil, a melhor faixa de cobertura, ocorre entre as crianças com até um ano. Nesta faixa já foram vacinadas 491 crianças, de um total de 772 previstas. A cobertura é de 63,60%.

Entre as crianças com até dois anos, já foram aplicadas 428 doses. A meta é alcançar 686 crianças. Com isso, a cobertura vacinal está em 62,39%.
Entre as crianças com até três anos, já foram aplicadas 402 doses da vacina, representando 57,76% da cobertura de 696 crianças.

A menor taxa de vacinação está entre as crianças com até quatro anos. No total foram imunizadas 367 crianças, de um total de 715 projetadas pela Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Santa Cruz do Sul. A cobertura representa 51,33%.

Venâncio Aires alcançou 58,84% da meta inicial de vacinação contra a Pólio. A cobertura vacinal já atingiu 1.688 crianças, de um total de 2.869.

CAMPANHA
Em consequência da baixa cobertura da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite no Estado, a Secretaria da Saúde (SES) decidiu prorrogar o prazo da estratégia até 21 de novembro. Nesta data, também será realizado um segundo Dia D de mobilização, um sábado em que os postos de saúde e as casas de vacina ficarão excepcionalmente abertos para estimular e facilitar às famílias o acesso à imunização contra a pólio das crianças menores de cinco anos. A Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes até 15 anos foi igualmente prorrogada.

ESQUEMA VACINAL
O esquema vacinal de poliomielite é composto, atualmente, por duas vacinas: a injetável aplicada em três doses aos dois, quatro e seis meses de vida da criança, e a vacina oral aplicada aos 15 meses e aos quatro anos. Nesta campanha, todas as crianças dessa faixa etária terão a avaliação de sua situação vacinal para poliomielite. As maiores de um ano que estiverem com seus esquemas vacinais em dia receberão uma dose da vacina oral, a chamada dose D (indiscriminada).

Para as crianças que estiverem com seus esquemas de vacinação de poliomielite em atraso, haverá a atualização. A Campanha de Multivacinação, por sua vez, tem o intuito de atualizar a situação vacinal da população até 15 anos de idade, de acordo com as indicações do Calendário Nacional de Vacinação.

Olá Jornal